A secretaria de Política Agrícola da Contag participou de uma audiência durante toda a tarde desta terça-feira (6) com representantes da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No centro do debate, diversos assuntos da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2008. Além da Contag, representantes das Fetags dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Alagoas, Espírito Santo e Ceará também estiveram presentes.
Entre os pontos tratados e acatados pelo MDA na reunião estão a garantia de avanços para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a ampliação do PAA-Net e a capacitação de técnicos para este programa. A realização de um seminário nacional coordenado pela Contag e com apoio do ministério sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e a implantação de políticas públicas destinadas aos agricultores familiares para a produção e comercialização de biodiesel também foram abordados.
Temas como a inclusão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como operadora dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, bem como a ampliação dos tetos de R$ 3,5 mil para R$ 5 mil por beneficiário também foram abordados e tiveram o apoio do MDA, mas precisarão ser debatidos também com outros órgãos do governo.
Para o secretário de Política Agrícola da Confederação, Antoninho Rovaris, apesar de ser a primeira reunião, a avaliação da Contag é positiva. "A SAF é uma organização de governo que entende as demandas que a Contag traz, mas ainda temos mais pontos críticos ainda não colocados".
Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (8), a partir das 14h, na SAF, para a discussão dos demais pontos incluídos na pauta. FONTE: Danielle Santos