Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SUJEITOS DE DIREITOS
Roda de Conversa marca a inserção do lugar de fala das crianças e adolescentes no MSTTR
WhatsApp

28 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
crianças e adolescentes
infância
sujeitos de direitos

“Criança tem que ter lar

Ter saúde e não ter fome

Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer

Nem questão de concordar

Os direitos das crianças

Todos têm de respeitar.”

Ruth Roch

Com esse poema de Ruth Roch foi iniciada a Roda de Conversa “Ciranda em Movimento, Direitos e Desafios das Crianças e Adolescentes do Campo, Florestas e Águas”, momento especial que marcou a inserção do lugar de fala das crianças e adolescentes nas ações do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).

A Roda de Conversa foi realizada por plataforma virtual, nesta quarta-feira (28), com a participação de crianças e adolescentes, dirigentes e funcionários(as) da CONTAG, Federações e Sindicatos, de representantes do Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda e da Rede de Adolescentes e Jovens do FNPETI e de convidados(as), reunindo mais de 120 pessoas. O objetivo foi promover um debate visando a construção de estratégias para a inserção de crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos na agenda do MSTTR.

A atividade contou com abertura política, duas rodas de conversa, debate e lançamento do vídeo institucional Crianças e Adolescentes Sujeitos de Direitos.

“O lançamento da cartilha Crianças e Adolescentes Sujeitos de Direitos e a realização dessa Roda de Conversa só nos ajudam a conhecer melhor a pauta das crianças e adolescentes e a mudar a nossa cultura. É importante que todos e todas conheçam e participem do movimento sindical desde a infância. Vamos cuidar cada vez melhor das nossas famílias dando atenção às nossas crianças e adolescentes”, disse o presidente da CONTAG, Aristides Santos, durante a abertura política.

O adolescente Vinícius Dantas, representante do CPA/Conanda, destacou a importância de escutar as crianças e adolescentes para avançar nas pautas. “É conversando e escutando quem vive aquela realidade que a gente consegue saber e resolver as questões”, defendeu.

Em nome dos(as) adolescentes do MSTTR, Darlânia Rodrigues Silva destacou a importância da aprovação de resolução do 13º Congresso da CONTAG, em abril desse ano, que trata da inserção da pauta de Crianças e Adolescentes enquanto sujeitos de direitos. “Essa resolução vem garantir o nosso sonho de participar das atividades do MSTTR, de ver mais próximo a realização do nosso sonho de permanecer no campo, e também ver as nossas pautas incluídas, entre elas o acesso à internet no meio rural. Nada para nós sem nós!”, ressaltou.

As rodas de conversas abordaram as temáticas “Sucessão rural começa na infância” e “O desafio do Trabalho Infantil no campo, florestas e águas”, com exposições de Glícia Thais Salmeron, conselheira do Conanda, e Isa Oliveira, do FNPETI, respectivamente.

Nos dois momentos, os debates foram ricos e bem participativos, inclusive pelas crianças, adolescentes e jovens, com troca de experiências e com proposições de ações. “Foram apontados vários desafios para as crianças e adolescentes durante a Roda de Conversa, como a necessidade de avançar na educação do campo e no campo, no diálogo com a família, inserção desses sujeitos no MSTTR e em outros espaços e no combate ao trabalho infantil. Avalio de forma bem positiva essa parceria entre as Secretarias de Jovens e a de Políticas Sociais da CONTAG para trabalhar essa pauta da inserção das crianças e adolescentes no MSTTR, fortalecendo a questão da sucessão rural e a agricultura familiar como um todo”, avalia a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também reconheceu a importância dessa Roda de Conversa para avançar na representação e representatividade sindical. “Estamos em uma caminhada e esse passo que demos hoje foi muito significativo. Foi desafiador pensar e realizar essa Roda de Conversa, mas é bem gratificante ver que é possível sim garantir espaço para que as crianças e adolescentes falem e que sejam ouvidos(as), afinal, são sujeitos de direitos”. A dirigente ainda completou que a CONTAG está em processo de planejamento da Gestão 2021-2025 e que a pauta da diversidade está vindo com muita força, incluindo as temáticas das crianças e adolescentes.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico