Os pontos da pauta do Grito da Terra Brasil relativos à Previdência Rural foram amplamente discutidos na tarde de hoje (6/5) com a equipe técnica do Ministério da Previdência Social. Participaram da reunião a secretária de Políticas Sociais Alessandra Lunas e diretores de Fetags de sete estados. O objetivo foi detalhar os pontos da pauta que serão discutidos na reunião agendada com o ministro Luiz Marinho na quinta-feira (8/5), às 11h30.
A criação de regras mais rígidas para a contratação de crédito consignado por aposentados e pensionistas, especialmente os da área rural, foi um dos pontos mais discutidos. Na pauta do GTB, a Contag reivindica a criação de uma "lista suja" das financeiras reincidentes em irregularidades na operação com crédito consignado, a proibição da operação de agentes de casa em casa e a liberação de empréstimo mediante a assinatura de contratos. Em vários estados, muitos aposentados têm sido vítimas de fraudes desta natureza.
O cadastramento dos segurados especiais na Previdência Social foi outro ponto discutido no encontro. A Contag reivindica agilidade do governo federal na criação do sistema de cadastramento. O represamento de processos no INSS também consta da pauta do GTB. FONTE: Ciléia Pontes