Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIREITOS HUMANOS
Resultados do Observatório Parlamentar da RPU são apresentados em Sessão Solene na Câmara dos Deputados
WhatsApp

16 de Março de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
direitos humanos
ONU
RPU

A Câmara Federal realizou Sessão Solene nesta quarta-feira (16) para apresentar os resultados do Observatório Parlamentar da Revisão Periódica Universal (RPU), criado em 2020 a partir de parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. A RPU é um mecanismo de avaliação da situação dos direitos humanos nos 193 Estados membros da ONU.

Esse trabalho no País, sediado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), é o primeiro mecanismo do Poder Público para monitorar a efetividade do cumprimento das recomendações no Brasil e é também um instrumento inédito no âmbito dos projetos apoiados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

“O Observatório fortalece o compromisso do Poder Legislativo brasileiro com os mecanismos de direitos humanos da ONU. Queremos que as recomendações internacionais sejam realidade concreta na vida das pessoas”, reforçou o presidente da CDHM, deputado Carlos Veras (PT/PE), que fez a entrega no relatório à representante do governo federal, Mariana Neris, e à representante do Alto Comissariado da ONU, Silvia Rucks.

Carlos Veras destacou em sua apresentação que, no âmbito da iniciativa, foram avaliados em 2021 diversos temas, como população negra e combate ao racismo; comunidades quilombolas; pessoas LGBTQIA+; violência contra a mulher; povos indígenas; prevenção e combate à tortura e sistema de justiça; trabalho, redução da pobreza e da desigualdade; direito das populações rurais; meio ambiente e mudanças climáticas.

Os assuntos foram objeto de 26 audiências públicas com agentes públicos, representantes da sociedade civil e especialistas internacionais para discutir essas temáticas, inclusive com a participação de representantes da CONTAG. Os relatórios finais, elaborados após a discussão, já estão sendo disponibilizados no portal do Observatório.

O representante do Alto Comissariado da ONU na América do Sul, Jan Jarab, destacou a importância de se falar em compromissos de Estado, que significa que o Legislativo também tem grande tarefa no cumprimento das recomendações. “O Observatório tem tido o importante papel de acompanhar a implementação das políticas públicas, inclusive ficando atento à execução do orçamento, o que foi identificado a baixa execução do orçamento em algumas ações, entre elas no enfrentamento ao racismo”, explicou. Jan Jarab completou: “Enfrentar o racismo no Brasil é questão fundamental se queremos diminuir as desigualdades e promover o efetivo desenvolvimento do País. A grande maioria das recomendações do terceiro ciclo da RPU se relaciona com as pessoas afrodescendentes, com os povos indígenas, migrantes, refugiados, mulheres e crianças. Nesse sentido, é igualmente importante garantir que a legislação brasileira observe esses compromissos, que esteja em sintonia com as normas internacionais e, sobretudo, não retroaja nos compromissos de direitos humanos”, destacou.

A Sessão Solene contou com a participação de representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de parlamentares, da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), entre outros convidados e convidas. O evento foi realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual, e foi transmitido pelo Portal e YouTube da Câmara dos Deputados. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico