A sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), em São José, vai abrigar o 1° Encontro Regional Sul de Formação (Eresfor) durante os dias 1º a 3 de julho. O evento está sendo organizado pelas três Federações do Sul, em parceria com a Escola Nacional de Formação da Contag – ENFOC. O objetivo é refletir e debater sobre a contribuição da formação no fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na Regional Sul da Contag.
Para o diretor de Formação da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, o 1º Eresfor é importante por que, a partir de uma série de encontros da Região Sul, não só de Formação, mas de vários outros segmentos, ocorreu o pensamento de trabalhar a Formação nos três estados no sentido de buscar a melhoria e o fortalecimento de todo o processo. De que forma ela funciona e como pode contribuir no repasse das experiências para o outro estado.
Além disso, Bonfanti espera que seja feito um levantamento e uma análise junto às lideranças que passaram pelo processo formativo para saber o que fazem atualmente. “Será que eles estão tendo oportunidades no seu Sindicato ou na Federação e, inclusive, como ocorre a escolha de quem vai participar do curso de Formação.” questiona.
Já o educador popular da Fetag-RS, Leomar Fernando Mattia, adianta que no Eresfor será apresentado um mapeamento do processo formativo em cada estado, avaliando e construindo estratégias para o seu desenvolvimento. “Vamos discutir o papel dos GES (Grupos de Estudos Sindicais) e do educador popular, bem como a participação da Região Sul no Enafor – Encontro Nacional de Formação, que acontecerá em novembro”, conta.
O secretário de Formação e Organização da Contag, Juraci Moreira Souto, vai participar, além de educadores da ENFOC, dirigentes, diretores, assessores e educadores das três Federações. A Fetag-RS contará com a participação de 21 representantes, os quais já passaram pela ENFOC e levarão as experiências formativas do RS para contribuir na construção dos próximos passos. Mattia cita a frase-lema do 1° Eresfor: “A Formação no MSTTR é como olhar pela janela, quem fica distante vê apenas parte da paisagem”. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz