Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Reforma Agrária e Crédito Fundiário serão debatidos em Encontro de Polo do Distrito Federal
WhatsApp

19 de Maio de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária



Analisar a conjuntura política e econômica, bem como as consequências para o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e a Reforma Agrária são alguns dos objetivos do Encontro de Polo do Projeto de Capacitação sobre Reforma Agrária e PNCF do Distrito Federal, que acontece nos dias 19 e 20 de maio, no CESIR/CONTAG, em Brasília.

A atividade também visa discutir a articulação das políticas públicas para o fortalecimento dos projetos de Assentamentos e Unidades Produtivas do PNCF; apresentar os marcos regulatórios do crédito fundiário; socializar experiências de Unidades Produtivas do Estado; e avaliar as ações de reforma agrária e do PNCF e propor medidas que qualifiquem a execução das ações, bem como o processo de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na região para fazer avançar essas políticas.

Participam do encontro beneficiários(as) do PNCF, assentados(as) da reforma agrária e trabalhadores e trabalhadoras rurais com interesse de acessar estas políticas.

A abertura política do Encontro contou com falas do presidente da FETADFE, Romilton José Machado, dos demais diretores e diretoras da Federação, e do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier.

Romilton deu as boas vindas aos participantes e falou da importância de a CONTAG e a Federação realizarem juntas esta atividade, levar informações para a base e ouvir o sentimento dos trabalhadores.

Cláudia Farinha, secretária de Políticas Sociais da FETADFE, destacou o fato deste ser o 2º Encontro que a Federação está discutindo a reforma agrária e o crédito fundiário com a base. “Estamos com boas expectativas para esses dois dias de debates”.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, ressaltou que a FETADFE sempre está presente nas ações locais e nacionais, principalmente em defesa da reforma agrária. “Vamos discutir neste encontro o crédito fundiário e a reforma agrária, principalmente a partir dos grandes desafios com o atual cenário político e econômico no Brasil. Precisamos conhecer a situação das famílias, os problemas e o que precisa melhorar nas políticas”.

Em seguida, Zenildo também fez uma análise de conjuntura para os participantes. O dirigente destacou que o Brasil sofre o impacto de uma crise econômica mundial, agravada pela crise política. “O golpe no Brasil não aconteceu pelos erros do Governo Dilma e sim pelos acertos, com a implementação de muitas políticas sociais e medidas voltadas para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar.”

Zenildo fez questão de destacar a onda machista vivenciada no Brasil a partir do Governo interino de Michel Temer. “O machismo dificulta muito a participação política das mulheres, e isso também pode ser identificado no movimento sindical. Admiro as mulheres pela extensa jornada que exercem: trabalho, cuidar da casa e dos filhos, e ainda dedicam-se à participação política ou no MSTTR.”

Por fim, Zenildo reforçou a importância do voto e de acompanhar o desempenho dos parlamentares. “O voto é muito importante, bem como debater política. Não podemos ser manipulados pela mídia, que ajudou a concretizar o golpe no Brasil. Acabar com o Governo Dilma é, sobretudo, acabar com as políticas sociais, abrir para uma reforma da previdência e criminalizar os movimentos sociais. Esse governo golpista já dá amostras disso com o fechamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e anulando as medidas anunciadas no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar”.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico