Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Realização de um sonho! Foi dado início ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

25 de Abril de 2023


Foto: Marieli Müller
TEMAS RELACIONADOS:
contag
festival da juventude rural
jovens rurais

Depois de oito anos de espera e ansiedade, finalmente começou o 4º Festival Nacional da Juventude Rural! Os trabalhos foram iniciados com muita música e animação na tarde desta terça-feira, dia 25, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, onde o Festival acontecerá até a quinta-feira.

Enquanto as delegações de jovens rurais dos estados se acomodavam próximo ao palco onde seria celebrada a abertura, houve o batuque animado do Afrodescendentes e a bela sinfonia da orquestra Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, ambos os grupos da Bahia. Logo a orquestra puxou o hino nacional, abrindo solenemente o ato político que deu início ao 4º Festival. 

Foi nesse momento que o palco recebeu toda a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), a Diretoria da CONTAG, as autoridades representantes do governo federal, as representações das centrais sindicais CUT e CTB, a representante da comitiva internacional de jovens e outros convidados e convidadas. Algumas dessas pessoas saudaram toda a juventude presente com declarações emocionadas sobre esse momento histórico para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e para a juventude rural brasileira, levando também mensagens das organizações que representam. 

“Aqui temos a colheita, nosso sonho realizado. Um sonho sonhado junto que se tornou essa grande realidade. Estou realizada em ver todos vocês aqui, e a diversidade do nosso país e também internacional”, disse Mônica Bufon, secretária de Jovens da CONTAG e coordenadora do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

“Estamos firmes para dizer à juventude rural está semeando resistência e cultivando um mundo novo. Nosso 4º Festival é o renascer das nossas atividades presenciais, e a primeira atividade da CONTAG no governo Lula, um governo que retoma nossa esperança enquanto agricultores e agricultoras, o ano que a CONTAG completa 60 anos, e a nossa juventude completa 22 anos de caminhada”, completou a dirigente. 


 

Na declaração de abertura, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, agradeceu o apoio de todas as pessoas envolvidas na articulação do Festival, e comemorou o fim da espera pela realização desta grande atividade. “Foram oito anos de espera. Finalmente chegou o dia do Festival, e junto com ele chegaram mudanças importantes para o país. O Festival traz esperança, confiança, fé e liberdade. Já entregamos a pauta da Juventude ao governo, e esperamos receber boas noticias, que nos possibilitem retomar o que perdemos de políticas para os/as jovens rurais do Brasil”.


Representando o governo federal nesta abertura, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, deixou uma mensagem de confiança aos jovens rurais: “Eu coloco em vocês a minha esperança em um futuro melhor para o país. É nas mãos da juventude rural que essa esperança se deposita. Vocês têm papel central na discussão das políticas, o papel da juventude é central, insubstituível”, afirmou o ministro.

O Congresso também esteve representado, especialmente pelos parlamentares da agricultura familiar, na figura do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. Também com otimismo, ele comentou: “Fiquei feliz quando cheguei aqui e vi tanta juventude, e isso mostra que o Movimento Sindical nunca vai acabar, sempre vamos ter jovens nos sindicatos, cooperativas, prefeituras, nas Câmaras de Vereadores, e se preparem para estar aqui também no Congresso Nacional. Porque onde tem jovem tem cabeça boa, tem propostas e projetos pra melhorar a vida da gente simples e humilde que levanta cedo, põe a semente na terra que vai alimentar as pessoas”.

Outros companheiros e companheiras deixaram mensagens de apoio e incentivo aos quase cinco mil jovens rurais de todo o Brasil que estão participando do Festival da Juventude. Quem não conseguiu acompanhar a transmissão, pode assistir o vídeo completo abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=khkVcuGeE4g

Depois da abertura política foram realizados dois painéis: Desafios e perspectivas para a juventude do campo, da floresta e das águas; e Como chegamos até aqui - reconhecendo o passado, construindo o presente e projetando o futuro.

No final da tarde, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, esteve presente no Festival, juntamente com um grande equipe do Ministério, para reafirmar o compromisso do governo federal com a pauta da juventude rural e da agricultura familiar como um todo. Na ocasião, o ministro também entregou cinco contratos de crédito fundiário para jovens agricultores e agricultoras familiares.

Na sequência, houve o momento da Troca de Sementes e abertura da Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural.

À noite, aconteceu a Chamada para a Marcha das Margaridas 2023 e a Noite Cultural com a apresentação das cinco regiões do Brasil.

Fonte: Comunicação do Festival - Gabriella Ávila e Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico