Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MERCOSUL
REAF abre debates sobre os desafios da agricultura familiar contemporânea
WhatsApp

18 de Novembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
mercosul

Cerca de duzentos representantes da sociedade civil e cem dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Venezuela participam, de 22 a 27 de novembro, da X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) no Rio de Janeiro. O encontro é realizado a cada seis meses com o objetivo de discutir e formular recomendações acerca de políticas, ações e projetos relacionados à agricultura familiar. As deliberações são encaminhadas ao Grupo Mercado Comum (GMC) e ao Conselho Mercado Comum e, caso aprovadas, passam a ser implementadas no Mercosul.

Neste semestre, o principal tema em discussão é a criação do Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul (FAF Mercosul). O Fundo estará aberto à participação dos estados-membros e tem como objetivo financiar programas e projetos de incentivo à agricultura familiar do Mercosul. A contribuição anual de cada país para constituir o FAF Mercosul será determinada conforme os seguintes critérios: uma contribuição básica de US$ 15 mil; e uma contribuição mínima anual de US$ 300 mil. Esta última será integrada conforme as seguintes porcentagens (estabelecidas com base na média histórica do PIB do Mercosul): Brasil (70%), Argentina (27%), Uruguai (2%) e Paraguai (1%).

Palestras - Outro destaque é para a palestra, no dia 23, do ex-ministro da Agricultura do Chile no governo de Salvador Allende e ex-diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris, Jacques Chonchol. A exposição será durante o Curso de Formação de Jovens Rurais. O especialista acredita que a globalização tenha prejudicado a agricultura de subsistência e instituído o trabalho assalariado no campo. Ele defende uma mudança profunda na política de reforma agrária na América Latina e o estímulo à agricultura familiar, como incentivo à tecnologia e à criação de programas de segurança alimentar.

Além do curso voltado para jovens, a programação da Reaf também prevê três importantes seminários, que irão discutir os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura familiar, o uso da terra por estrangeiros e a questão da segurança alimentar. Serão, ainda, definidas diretrizes para igualdade de gênero nas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Participantes - A abertura oficial da Reaf contará com as participações do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do secretário de Agricultura da Argentina, Carlos Cheppi; do ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai, Ernesto Agazzi; do vice-ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Henry Moriya; do vice-ministro de Desenvolvimento Rural Integral do Ministério do Poder Popular para a Agricultura e Terras da Venezuela, Gerardo Rojas; do diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap) do Governo do Chile, Hernan Rojas Olavarria; e do diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e de Terras do Paraguai (Indert, Alberto Alderete.

Também estarão presentes no encontro o gerente de operações da América-Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Paolo Silveri, e o consultor de Desenvolvimento Rural Territorial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Rodrigo Castañeda. Participam, ainda, representantes de delegações da América Central e da África do Sul, que querem adaptar a experiência da Reaf para suas regiões.

Confira a programação!

Serviço: X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf)Quando: De 22 a 27 de Novembro de 2008 (abertura oficial no dia 26)Onde: Hotel Windsor Guanabara - Av. Presidente Vargas, 392 (Centro- RJ)Tel.: 55 21 2195 6000 / Fax: 55 21 2516 1582 FONTE: MDA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico