Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Propostas da SAE para a Amazônia preocupam movimentos sociais
WhatsApp

29 de Setembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

As entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), dentre elas a Contag, divulgaram nota pública denunciando as propostas da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), ligada à Presidência da República, de mudança no marco legal e institucional para a Amazônia, sob o argumento de garantir a segurança jurídica da propriedade na região para viabilizar os projetos do Programa Amazônia Sustentável (PAS).

A iniciativa do Fórum partiu de informações sobre a realização de uma reunião, em meados de agosto, na qual o ministro-chefe da SAE, Roberto Mangabeira Unger, se encontrou com o presidente Lula, com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef e com os titulares dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel; do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc e da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), Reinhold Stephanes, para discutir uma nova estratégia de intervenção da estrutura agrária da Amazônia.

A proposta defendida pela SAE para a região é a de assegurar um novo ciclo de expansão do desenvolvimento. Para as entidades que compõem o Fórum, isso significa fortalecer o agronegócio, as mineradoras e o setor energético. O ministro Mangabeira Unger tem afirmado que é necessário remover os "gargalos institucionais" e pôr fim ao caos fundiário da Amazônia. Para tanto, propõe a flexibilização radical da legislação fundiária e ambiental, com a consolidação das situações de grilagem e de desrespeito à função socioambiental da terra, que são a maioria das propriedades na região. Para o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, a preocupação é que o novo marco regulatório admita a grilagem para permitir a instalação de grandes empreendimentos na Amazônia. "É uma região rica em minérios e a instalação de projetos de mineração resultaria em um impacto ambiental, econômico e social negativo", denuncia.

Falta de diálogo - Em nota pública, o FNRA questiona a falta de diálogo do governo federal com os movimentos sociais que atuam em defesa da Amazônia. Eles só tiveram conhecimento das propostas da SAE pela imprensa. O FNRA exige a abertura de diálogo com as entidades que o compõem e, especialmente, com as comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas, indígenas, maiores interessados no tema.

Paulo Caralo observa que as entidades são a favor da regularização fundiária na Amazônia, mas com a preservação da floresta e dos seus recursos naturais. "Se não houver cuidado, a Amazônia será transformada em um grande comércio de terras griladas. E nós somos a favor do desenvolvimento sustentável, com assentamento das famílias, sem a devastação da floresta", defende.

Incra deve continuar fazendo a regularização fundiária na região A proposta defendida pela SAE propõe também, um novo marco institucional para a Amazônia, com um novo órgão responsável pela regularização fundiária na região. Inicialmente, o ministro Mangabeira Unger propôs a criação de um instituto, por meio de medida provisória. Essa idéia, no entanto parece ter sido descartada pelo governo, mas ainda há estudos para a criação de órgão em substituição ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, defende o fortalecimento das estruturas do Incra, para que o órgão possa continuar fazendo a regularização fundiária na região.

Paulo Caraloexplica que as entidades e movimentos sociais querem participar da discussão sobre as propostas do governo federal para a Amazônia. "Somos contra a forma como esse debate tem sido feito no governo, sem a participação dos movimentos sociais. Vamos nos mobilizar contra a criação de um novo órgão porque acreditamos que a regularização fundiária pode continuar sendo feita pelo Incra", afirma. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico