Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RURALÔMETRO
Projetos de lei em tramitação no Congresso podem agravar o problema da fome no Brasil
WhatsApp

01 de Setembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
fome
merenda escolar
pnae
ruralômetro

Tramitam no Congresso Nacional centenas de projetos de lei desfavoráveis do ponto de vista dos povos do campo, da floresta e das águas, bem como às famílias em situação de vulnerabilidade social, sejam do meio rural ou urbano, principalmente as crianças.

Em um cenário de aumento da fome e da pobreza, a sociedade brasileira precisa acompanhar a tramitação de projetos que podem agravar ainda mais essa situação e ver se a atuação dos seus representantes no Legislativo está de acordo com a sua base representada.

Entre tantos negativos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) destaca dois que têm o mesmo objetivo, que são os PLs 3292/2020 e 5856/2019, de autoria dos deputados Vitor Hugo (PSL-GO) e Helio Lopes (PSL-RJ), respectivamente. Ambos já passaram pela Câmara dos Deputados e propõem retirar a prioridade de famílias beneficiárias da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas na venda de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Por mais que os autores defendam que o projeto seria positivo para a agricultura familiar, a CONTAG não entende dessa forma. A agricultura familiar também é composta pelas famílias assentadas, por indígenas e quilombolas, que são famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e que, infelizmente, estão engrossando essa massa de 33 milhões de pessoas que estão passando fome no Brasil”, explicou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Para a CONTAG, o problema não está só na retirada desse público na prioridade na venda de alimentos para a merenda escolar, nas chamadas “entrelinhas” dos projetos estão questões bem sérias, como mudar regras do Pnae para abrir reserva de mercado e impor determinados produtos ao cardápio da alimentação escolar, o que desconfigura o programa.

“O Pnae sempre respeitou a produção local e isso tem que ser valorizado e garantido. Não pode ser algo impositivo. Afinal, o programa sempre foi uma referência de política pública e precisa ser preservado. Precisamos de iniciativas que o fortaleça, que continue comprando da agricultura familiar e forneça alimentos saudáveis e nutritivos aos estudantes, principalmente nesse cenário de agravamento da fome no País”, destacou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

Esses dois PLs citados integram o rol de projetos desfavoráveis analisados pelo Ruralômetro - ferramenta interativa da Repórter Brasil que avalia a atuação dos deputados e deputadas federais em questões ligadas ao meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Os dois deputados autores das matérias integram um grupo considerável de parlamentares com a chamada “febre ruralista”. Quanto pior o desempenho do(a) parlamentar, mais alta é sua temperatura. Classificações acima de 37,4° C indicam “febre ruralista” – ou atuação desfavorável.

“Nesse período de eleições, ferramentas como a do Ruralômetro são importantes para avaliarmos os/as nossos/as representantes no Legislativo e identificar projetos que realmente nos represente, que estejam em consonância com os interesses dos povos do campo, da floresta e das águas”, ressaltou Aristides.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico