Nesta segunda (15), foi lançado o Ruralômetro – ferramenta interativa da Repórter Brasil que avalia a atuação dos deputados e deputadas federais em questões ligadas ao meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A ferramenta traz como alerta que, dois a cada três parlamentares são cúmplices do desmonte socioambiental promovido pela gestão de Jair Bolsonaro (PL). Esse resultado foi levantado a partir da análise de como cada deputado(a) votou, bem como os projetos de lei criados por eles(as) que apresentam algum tipo de impacto ao setor.
A CONTAG é parceira nesse projeto, identificando os projetos de interesse dos povos do campo, da floresta e das águas que precisam ser monitorados.
Como funciona o Ruralômetro?
🌡 Cada deputado(a) recebeu uma pontuação entre 36⁰C a 42⁰C. Quanto pior o desempenho do(a) parlamentar, mais alta é sua temperatura. Classificações acima de 37,4° C indicam “febre ruralista” – ou atuação desfavorável.
A partir dessa análise, os cinco deputados com a pior avaliação foram: Nelson Barbudo (PL-MT); Lucio Mosquini (MDB-RO); Delegado Éder Mauro (PL-PA); Nicoletti (União-RR) e Vitor Hugo (PL-GO).
Quer saber como votam os deputados e deputadas quando você não está olhando? Confira o Ruralômetro 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Repórter Brasil.