Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BAHIA
Projeto beneficia 10 mil agricultores perto da barragem de Sobradinho
WhatsApp

30 de Outubro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
bahia

Cinco municípios no entorno da barragem de Sobradinho-BA, cerca de 40 km², abrangendo 18.171 estabelecimentos agropecuários com baixos índices de produtividade e graves problemas ambientais e sociais terão pelos próximos cinco anos, a Embrapa Semi-Árido atuando na região por meio de 14 planos de ação, que tem metas ambiciosas como beneficiar cerca de 10 mil agricultores familiares.

Os planos integram o projeto "Desenvolvimento de ações para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA", que será executado com recursos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - CHESF. Vão ser financiados estudos das cadeias produtivas de três atividades agrícolas relevantes na região: apicultura, criação caprina e ovina e piscicultura, além de um amplo programa de transferência de tecnologias agroecológicas para as áreas dependentes de chuva e para aquelas situadas às margens do lago formado pela barragem.

A barragem que forma o lago de Sobradinho é a principal geradora de energia elétrica para a região Nordeste. A construção do reservatório, na década de 70, inundou 4.214 km2 e obrigou a relocalização de 12 mil famílias. Essa população, mesmo recebendo apoio na forma de indenizações e de infra-estrutura, pouco se desenvolveu. Afetada pela barragem e pelo modelo de crescimento acelerado, e em novas terras, os relocados se viram envolvidos nas crises das novas atividades econômicas que deram origem a muitos dos problemas a serem enfrentados no projeto da Embrapa.

O pesquisador Rebert Coelho Correia, da Embrapa Semi-Árido, diz que, quando o lago começa a baixar seu volume de água, milhares de agricultores avançam sobre enormes extensões de terras e montam roças. Em alguns locais, isto é feito aproveitando apenas a umidade do solo. Em Casa Nova, no entanto, se vê a instalação de bombas hidráulicas para irrigar cultivos de cebola. São áreas de vazante que precisam de um manejo diferente dos cultivos tradicionais, em especial com relação ao uso de insumos químicos, afirma.

A ação da Embrapa quer tornar concreto para os beneficiários métodos, meios e instrumentos que levem tecnologias e conhecimentos resultado das pesquisas a serem utilizadas nos sistemas de produção dos agricultores. Segundo Rebert, o projeto, ao envolver nas suas atividades 10 mil agricultores familiares, poderá atingir mais de 50% dos estabelecimentos rurais agropecuários nos cinco municípios da borda do lago. Os planos do projeto prevêem ações em atividades como a caprino-ovinocultura, fruticultura de sequeiro, olericultura, cultivos alimentares (milho, feijão-caupi e mandioca) e beneficiamento de produtos da agricultura familiar (carne, leite. mandioca e frutas).

O projeto terá mecanismos de acompanhamento e avaliação do impacto das ações na vida dos agricultores. O pesquisador explica que será uma forma de fazer análises comparativas de produtividade e outros indicadores dos diferentes sistemas de produção com a condição anterior à execução do projeto que vai ter a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo da Bahia, das prefeituras municipais, Codevasf, Sebrae, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, e entidades não governamentais representantes do movimento social da região. FONTE: Embrapa



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico