Dia de Campo mostra o sucesso da produção de agricultores familiares dos programas de acesso a terra em Santa Catarina Encontro Regional para discussão sobre Políticas para o campo e sobre o processo de organização da produção em projetos de assentamentos, projetos de crédito fundiário na região sul, promove DIA DE CAMPO em Petrolândia-SC com dirigentes dos estados do sul. Três propriedades da agricultura familiar foram apresentadas aos 40 participantes do encontro, que foram a campo para entender os programas de acesso à terra na região. As unidades produtivas visitadas são resultados do Banco da Terra, Crédito Fundiário e Fundo de Terra (programa do estado de SC). O encontro é coordenado pela secretaria de política agrária da CONTAG. ”Já estamos na terceira região brasileira para ouvir, conhecer e fazer um plano de ação nos estados para as políticas de acesso a terra e ampliação das políticas públicas para acesso a terra e produção com qualidade. Estou muito animado com tudo que estamos vendo e discutindo com os dirigentes e agricultores familiares da base. Aqui em SC as três famílias que visitamos, mostraram que a terra garante a produção de alimentos e qualidade de vida para os beneficiários dos programas de acesso à terra”, assegurou Elias Borges.
Alexandre Leal dos Santos. Secretário de Juventude rural, politica Agrária e Meio Ambiente da Fetaep, acompanhou a delegação do seu estado nas visitas aos agricultores familiares no Dia de Campo, e gostou muito do que conheceu em Santa Catarina. “Nós também temos boas experiências no Paraná, mas fiquei muito animado com os resultados que vi sobre o PNCF aqui na região sul. Isso nos dá mais coragem para continuamos na luta do processo de Reforma Agrária e ampliação do PNCF”, disse Alexandre Leal. As três propriedades da agricultura familiar que participaram do Dia de Campo em Petrolândia-SC, todas são pequenas áreas entre 14 e 28 hectares, garantindo a diversificação da produção agrícola, com geração de renda e qualidade de vida. Lauro Raitz e sua família, produz milho, cebola, fumo e tem criação de gado de corte, há dez anos beneficiado pelo programa Banco da Terra, diz que “Terra não tem preço para quem é agricultor, é o bem mais valioso da nossa vida”, afirma Lauro Raitz. A propriedade foi muito elogiada pelos participantes do encontro regional sul sobre reforma agrária.
Seno Kuhnem, beneficiário do Programa Nacional do Crédito Fundiário no município de Petrolândia-SC, mostrou sua produção de sucesso com a criação de peixe, mas também diversificada com aves, suínos, ovelha e plantação e beneficiamento de fumo. Com uma área de 14 hectares, o agricultor é filiado ao sindicato dos trabalhadores rurais de Petrolândia e há dez anos é beneficiário do PNCF. Adriano Gelsleuchter, Coordenador Estadual de Jovens da Fetaesc e pastas de atuação política Agrária e Meio Ambiente da FETAESC, conduziu as visitas as unidades produtivas. Na última experiência apresentada aos dirigentes sindicais, foi na propriedade do agricultor familiar Merlindo Irineu Bruch, que é beneficiário de um programa estadual de complemento de reforma agrária, denominado Fundo de Terras. Merlindo Bruch sucede seu pai e trabalha com seus irmãos numa área de 23 hectares desde 2015, a propriedade foi adquirida como sucessão rural. A produção de cebola, milho, feijão e leite, garante o êxito do negócio familiar. O Secretário de política agrária da CONTAG, Elias Borges, informa que o próximo encontro será no estado do Espírito Santo, com a participação dos dirigentes de SP, MG, RJ, e será realizado no município de Anchieta-ES. O Encontro será realizado de 23 a 26 de novembro. A última etapa dos encontros regionais de reforma agrária e PNCF será em Goiás, com os dirigentes do Centro-Oeste, no mês de dezembro. FONTE: Secretaria de Política Agrária da CONTAG