Você se lembra quando completou 16 anos? Quantos sonhos, quanta energia essa idade significa! Para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), essa é a idade em que uma pessoa passa a fazer parte dessa importante fase da vida que é a juventude. E, tendo sido criado em 2004, o Programa Jovem Saber faz aniversário e se mostra um jovem muito forte, criativo e querido por seus amigos e amigas.
Na noite deste dia 15 de dezembro, a data foi celebrada com uma animada live nas redes sociais da CONTAG, com música ao vivo e com muitos vídeos enviados por jovens de todo o País, depois de uma grande ação da CONTAG para o envolvimento dos(as) participantes. Foram vídeos de depoimentos emocionantes sobre a importância que o programa teve na vida de cada um(a) e sobre como o Jovem Saber é importante para a aproximação entre a juventude rural e o MSTTR.
Essa é a força do Programa Jovem Saber: reunir jovens para conhecer o movimento sindical, apresentar nossa luta, nossas bandeiras, nossas conquistas. Por meio dos grupos, os sindicatos têm uma chance de se aproximar da juventude, ouvir suas necessidades e demandas e contribuir para que o poder público ofereça as condições para que os e as jovens tenham qualidade de vida no campo. O programa Jovem Saber dá a oportunidade para que os jovens pensem em sua identidade rural, valorizem suas raízes, sua cultura, e que dialoguem sobre os desafios enfrentados que podem ser superados pela luta coletiva, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Um pouco de história
Nesses 16 anos, 34.616 jovens passaram pelo Programa Jovem Saber, entre eles dezenas de dirigentes sindicais - que chegaram até mesmo à Presidência de Federações e à Diretoria da CONTAG. O programa é uma importante porta de entrada da juventude no movimento sindical, apresentando nossas lutas e introduzindo temas importantes para a compreensão das causas da desigualdade social em nosso país e a necessidade de lutar juntos por um mundo mais justo. Para conhecer mais a história, assista ao vídeo sobre a trajetória do Programa Jovem Saber.
Em 2018, o programa passou por um importante momento de atualização. Os temas foram reorganizados, os textos deixados mais curtos e dinâmicos e novas cartilhas foram elaboradas, com ilustrações, fotografias e gráficos que tornaram a leitura mais leve. A região Nordeste é líder na quantidade de grupos, com 3.621 grupos criados desde 2004, pelos quais passaram 26.395 jovens. Mas é muito importante destacar o avanço da região Sul desde a atualização do programa realizada em 2018. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram um aumento de 124% do número de grupos nos últimos dois anos. Desde a atualização, o número de grupos voltou a crescer e nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi empecilho para a juventude rural se organizar, de maneira virtual.
Vibrante mesmo na pandemia
Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a Secretaria de Jovens recomendou que os grupos parassem de se reunir, para respeitar o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Mas nos meses seguintes, quando as ferramentas de encontro virtuais passaram a ser conhecidas e popularizadas, jovens em todo o país voltaram a se reunir, cada um em suas casas, por meio de celulares e computadores. Foram 82 novos grupos criados entre março e outubro de 2020, alguns até mesmo reunindo jovens de diferentes estados, o que mostra que há oportunidades mesmo em meio a grandes dificuldades.
O futuro do programa Jovem Saber ainda guarda muitas oportunidades e muito trabalho, assim como muita participação da juventude. A Comissão Nacional de Jovens está comprometida a divulgar o programa, a formar novos grupos e apoiar aqueles que estão realizando suas atividades e debates nos municípios de todos os estados do Brasil. Também há o compromisso de manter os materiais atualizados e sempre pensar novas formas de apresentar os conteúdos e fazer o diálogo com a juventude rural. Aos 16 anos, o Programa Jovem Saber tem um caminho lindo pela frente!
Jovem Saber, qual é sua missão? É lutar com resistência e fazer transformação!
FONTE: Assessoria da Secretaria de Jovens da CONTAG - Lívia Barreto