Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LUTA DA JUVENTUDE RURAL
Programa JOVEM SABER completa 16 anos com muita energia
WhatsApp

16 de Dezembro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
16 anos
aniversário
jovens rurais
juventude rural
luta da juventude rural
Programa Jovem Saber

Você se lembra quando completou 16 anos? Quantos sonhos, quanta energia essa idade significa! Para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), essa é a idade em que uma pessoa passa a fazer parte dessa importante fase da vida que é a juventude. E, tendo sido criado em 2004, o Programa Jovem Saber faz aniversário e se mostra um jovem muito forte, criativo e querido por seus amigos e amigas.

Na noite deste dia 15 de dezembro, a data foi celebrada com uma animada live nas redes sociais da CONTAG, com música ao vivo e com muitos vídeos enviados por jovens de todo o País, depois de uma grande ação da CONTAG para o envolvimento dos(as) participantes. Foram vídeos de depoimentos emocionantes sobre a importância que o programa teve na vida de cada um(a) e sobre como o Jovem Saber é importante para a aproximação entre a juventude rural e o MSTTR.

“Essa é a força do Programa Jovem Saber: reunir jovens para conhecer o movimento sindical, apresentar nossa luta, nossas bandeiras, nossas conquistas. Por meio dos grupos, os sindicatos têm uma chance de se aproximar da juventude, ouvir suas necessidades e demandas e contribuir para que o poder público ofereça as condições para que os e as jovens tenham qualidade de vida no campo. O programa Jovem Saber dá a oportunidade para que os jovens pensem em sua identidade rural, valorizem suas raízes, sua cultura, e que dialoguem sobre os desafios enfrentados que podem ser superados pela luta coletiva”, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Um pouco de história

Nesses 16 anos, 34.616 jovens passaram pelo Programa Jovem Saber, entre eles dezenas de dirigentes sindicais - que chegaram até mesmo à Presidência de Federações e à Diretoria da CONTAG. O programa é uma importante porta de entrada da juventude no movimento sindical, apresentando nossas lutas e introduzindo temas importantes para a compreensão das causas da desigualdade social em nosso país e a necessidade de lutar juntos por um mundo mais justo. Para conhecer mais a história, assista ao vídeo sobre a trajetória do Programa Jovem Saber.

Em 2018, o programa passou por um importante momento de atualização. Os temas foram reorganizados, os textos deixados mais curtos e dinâmicos e novas cartilhas foram elaboradas, com ilustrações, fotografias e gráficos que tornaram a leitura mais leve. A região Nordeste é líder na quantidade de grupos, com 3.621 grupos criados desde 2004, pelos quais passaram 26.395 jovens. Mas é muito importante destacar o avanço da região Sul desde a atualização do programa realizada em 2018. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram um aumento de 124% do número de grupos nos últimos dois anos. Desde a atualização, o número de grupos voltou a crescer e nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi empecilho para a juventude rural se organizar, de maneira virtual.

Vibrante mesmo na pandemia

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a Secretaria de Jovens recomendou que os grupos parassem de se reunir, para respeitar o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Mas nos meses seguintes, quando as ferramentas de encontro virtuais passaram a ser conhecidas e popularizadas, jovens em todo o país voltaram a se reunir, cada um em suas casas, por meio de celulares e computadores. Foram 82 novos grupos criados entre março e outubro de 2020, alguns até mesmo reunindo jovens de diferentes estados, o que mostra que há oportunidades mesmo em meio a grandes dificuldades.

O futuro do programa Jovem Saber ainda guarda muitas oportunidades e muito trabalho, assim como muita participação da juventude. A Comissão Nacional de Jovens está comprometida a divulgar o programa, a formar novos grupos e apoiar aqueles que estão realizando suas atividades e debates nos municípios de todos os estados do Brasil. Também há o compromisso de manter os materiais atualizados e sempre pensar novas formas de apresentar os conteúdos e fazer o diálogo com a juventude rural. Aos 16 anos, o Programa Jovem Saber tem um caminho lindo pela frente!

Jovem Saber, qual é sua missão? É lutar com resistência e fazer transformação!

FONTE: Assessoria da Secretaria de Jovens da CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico