Jovens rurais do Distrito Federal e de municípios do entorno (cidades do estado de Goiás que ficam próximas ao DF) reuniram-se nesta quinta-feira (05) na CONTAG para fortalecer a organização da juventude na região. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e a secretária de Jovens da FETADFE, Arianny Alves, conversaram com os(as) participantes sobre a importância da mobilização para garantir a sucessão rural e a vida digna no campo, floresta e águas.
Um dos temas do encontro foi o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado em Brasília (DF) nos dias 5 a 7 de maio de 2020, contando com a participação de cinco mil jovens de todo o País, inclusive do DF. Dialogamos muito sobre as estratégias para mobilização de jovens brasilienses e goianos, de organização de grupos do Programa Jovem Saber e realização de outras atividades formativas com a juventude, para que a conscientização política seja fortalecida, afirma Mônica Bufon.
Estamos muito animados com esse passo para a organização de uma Comissão Estadual de Jovens do Distrito Federal e Entorno, e vamos trabalhar para que haja encontros frequentes e o estudo de nossas pautas e bandeiras de luta, conta Arianny Alves.
A reunião contou ainda com a participação de outros jovens da Comissão Nacional de Jovens, como os secretários Moisés Santos da FETAGRI-PA e Alexandre Leal, da FETAEP, assim como a secretária de Política Agrária da FETAEMG, Marilene Faustino, o presidente da FETADFE, Lucindo Alves, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Assalariadas, Gabriel Santos Arroio Grande.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto