Lagoa de Itaenga, na Mata Norte do estado, recebe, entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2019, o 18º Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, que traz o tema “Agroecologia com Inclusão Social na Produção e Comercialização”. A atividade é uma realização da ASSIM – Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidade Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos, do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais (STR) de Lagoa de Itaenga e da Share Agriculture Foundation.
O encontro acontece na comunidade de Marrecos e, além da delegação de Pernambuco, também recebe participantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A estimativa é de reunir cerca de 150 pessoas, com uma grande representação de jovens, uma das prioridades do encontro. Mesas redondas, palestras e visitas à experiências fazem parte da programação, assim como uma feira agroecológica, que acontecerá paralela a toda programação.
“O encontro é importante para o fortalecimento da agroecologia no Nordeste, que tem experiências exitosas e que sempre busca soluções diante das dificuldades. Unidos, em rede, mostraremos o potencial e determinação para nos renovarmos diante das dificuldades. Estamos esperando um cenário difícil, e o encontro vai trazer energia positiva para enfrentar esse novo governo e reforçar que não aceitamos a retirada de direitos e que queremos continuar fortalecendo os homens e mulheres do campo”, afirma Luiz Damião, coordenador do evento e presidente do STR de Lagoa de Itaenga.
A proposta é aprofundar conhecimentos sobre comercialização e agroecologia, além de debater a conjuntura. Estão previstas na programação oficinas temáticas e trabalhos de grupos para a troca de experiências e práticas. A Lei dos Agrotóxicos e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) também serão aprofundados em palestra.
O encontro conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), Rede Espaço Agroecológico, Cáritas Regional NE2, Terra, Associação Santo Agostinho, Maha Bhumi, Stampex, do Centro Sabiá, Serta, IFPE Campus Vitória de Santo Antão, das Prefeituras de Lagoa de Itaenga, Gloria do Goitá e Feira Nova, e do comércio local do município. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE