Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAFÉ
Produção integrada de café (PIC) em debate na TV
WhatsApp

21 de Junho de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
café

A tecnologia na produção cafeeira melhorou e com ela as exigências do consumidor de café aumentaram. Recentemente, uma nova tendência tem se consolidado no mercado cafeeiro, com a valorização do café produzido com ênfase na sustentabilidade e em boas práticas agrícolas.

O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representantes do setor cafeeiro, desenvolvem uma norma para a produção de café dentro dos requisitos de segurança alimentar e de sustentabilidade de produção, levando em conta as peculiaridades da cafeicultura brasileira. Trata-se da criação da Produção Integrada de Café (PIC), tema que será abordado no Dia de Campo na TV desta sexta-feira.

A elaboração da norma favorece a rastreabilidade de toda a cadeia e o desenvolvimento de uma certificação nacional, com princípios que atendam às exigências internacionais e de fácil acesso a pequenos e médios produtores organizados. A iniciativa busca excluir práticas inaceitáveis e propiciar uma melhora contínua de boas práticas agrícolas.

A PIC foi inspirada em alguns sistemas similares para café e, principalmente, no modelo já implementado com sucesso pelo Ministério da Agricultura para Produção Integrada de Frutas (PIF). Passada a etapa de elaboração, a PIC fará parte do Programa Brasileiro de Produção Integrada e do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).A PIC é constituída de 16 princípios, muitos dos quais já fazem parte do dia-a-dia do produtor. De modo geral, eles incentivam melhorias na gestão da propriedade, que em médio e longo prazo refletirão na adoção de técnicas produtivas com baixo impacto ambiental, qualidade diferenciada dos produtos e mais competitividade para o café brasileiro.A liderança brasileira na produção mundial de café pressupõe, cada vez mais, uma postura correta em relação ao meio ambiente, ao trabalhador e à segurança dos produtos. O que se propõe com a PIC é a apresentação de uma norma que incentive o aperfeiçoamento gradativo de um maior número de cafeicultores que desejam ter seus produtos reconhecidos através de certificação. A PIC é uma iniciativa brasileira que oferece um café com valor social e ecológico agregado e vêm ao encontro das exigências dos países consumidores que começam a cobrar e a valorizar condições apropriadas de produção e rastreabilidade do produto.

O programa irá ao ar nesta sexta-feira, 22 de junho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, 24 de junho, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV desta semana é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Café (Brasília - DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949.

Fonte: Site da Embrapa



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico