A tecnologia na produção cafeeira melhorou e com ela as exigências do consumidor de café aumentaram. Recentemente, uma nova tendência tem se consolidado no mercado cafeeiro, com a valorização do café produzido com ênfase na sustentabilidade e em boas práticas agrícolas.
O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representantes do setor cafeeiro, desenvolvem uma norma para a produção de café dentro dos requisitos de segurança alimentar e de sustentabilidade de produção, levando em conta as peculiaridades da cafeicultura brasileira. Trata-se da criação da Produção Integrada de Café (PIC), tema que será abordado no Dia de Campo na TV desta sexta-feira.
A elaboração da norma favorece a rastreabilidade de toda a cadeia e o desenvolvimento de uma certificação nacional, com princípios que atendam às exigências internacionais e de fácil acesso a pequenos e médios produtores organizados. A iniciativa busca excluir práticas inaceitáveis e propiciar uma melhora contínua de boas práticas agrícolas.
A PIC foi inspirada em alguns sistemas similares para café e, principalmente, no modelo já implementado com sucesso pelo Ministério da Agricultura para Produção Integrada de Frutas (PIF). Passada a etapa de elaboração, a PIC fará parte do Programa Brasileiro de Produção Integrada e do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).A PIC é constituída de 16 princípios, muitos dos quais já fazem parte do dia-a-dia do produtor. De modo geral, eles incentivam melhorias na gestão da propriedade, que em médio e longo prazo refletirão na adoção de técnicas produtivas com baixo impacto ambiental, qualidade diferenciada dos produtos e mais competitividade para o café brasileiro.A liderança brasileira na produção mundial de café pressupõe, cada vez mais, uma postura correta em relação ao meio ambiente, ao trabalhador e à segurança dos produtos. O que se propõe com a PIC é a apresentação de uma norma que incentive o aperfeiçoamento gradativo de um maior número de cafeicultores que desejam ter seus produtos reconhecidos através de certificação. A PIC é uma iniciativa brasileira que oferece um café com valor social e ecológico agregado e vêm ao encontro das exigências dos países consumidores que começam a cobrar e a valorizar condições apropriadas de produção e rastreabilidade do produto.
O programa irá ao ar nesta sexta-feira, 22 de junho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, 24 de junho, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV desta semana é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Café (Brasília - DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949.
Fonte: Site da Embrapa