O sistema Creditag ficou maior este mês. É que foi inaugurada a primeira cooperativa Creditag na Região Norte. A unidade fica localizada no município de Ministro Andreazza (RO), e atenderá também o município de Cacoal. Segundo a secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetagro), Creonice Vilarim, esta era uma antiga reivindicação dos trabalhadores rurais da região. "A necessidade de se criar um cooperativa na qual os produtores pudessem se identificar e acessar aos créditos em tempo hábil existe desde a década de 70".
Em fevereiro, mais duas cooperativas da Creditag serão construídas em Rondônia. Elas atenderão aos municípios de Ji-Paraná, Jarú, Theobroma e Governador Jorge Teixeira. A expectativa é de que cada uma das três unidades possa atender em um prazo de três anos cerca de 500 agricultores familiares.
Segundo a secretária, as cooperativas serão uma alternativa aos empréstimos bancários, que nem sempre atende as demandas dos produtores. "Hoje, a agricultura familiar se tornará sustentável no momento em que pudermos diversificar a produção. Isso, infelizmente, não é incentivado com o acesso ao crédito oferecido pelos bancos, que na nossa região se limita à pecuária e ao café", lamenta Creonice Vilarim.
O sistema Creditag contém 30 cooperativas de crédito em vários Estados, seis centrais de serviço e uma coordenação nacional. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias