Durante a abertura do Seminário Nacional da Marcha das Margaridas 2011, que aconteceu hoje de manhã (22), no auditório da Contag, o presidente da entidade, Alberto Broch, convocou as lideranças sindicais que estão presentes esta semana em Brasília, e puderem, para assistir a votação do projeto de lei que trata do enquadramento sindical.
A votação acontece na próxima quarta-feira (24), às 10h da manhã, na Câmara Federal, pela Comissão de Trabalho. Segundo o presidente, esse é um tema que passou por outras comissões e não teve êxito, porque mexe com a estrutura fundiária e com os interesses dos latifundiários do país.
Atualmente a contribuição sindical é regulamentada pelo Decreto-Lei n. 1.166/1971. O MSTTR considera esse decreto ultrapassado, e a mudança na lei foi um dos pontos de reivindicação do Grito da Terra Brasil 2010. O projeto de lei que está em votação apresenta mudanças na contribuição sindical rural e estabelece novos critérios para o enquadramento dos agricultores familiares. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias