Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS
Coletivos de Finanças, Política Agrícola e Formação e as Comissões Nacionais de Mulheres e Jovens realizam últimas reuniões de 2017
WhatsApp

27 de Novembro de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
coletivos

Dirigentes e assessores(as) da CONTAG e Federações e as Coordenações Regionais estão em Brasília nesta semana para as reuniões dos Coletivos Nacionais de Finanças, de Formação e Organização Sindical, de Política Agrícola e para as Comissões Nacionais de Mulheres e Jovens. De segunda (27) a quarta-feira (29), serão muitos debates, planejamentos e troca de experiências visando o fortalecimento da ação sindical para o próximo ano.

Na abertura conjunta dos Coletivos, realizada nesta manhã, a secretária de Mulheres da CONTAG, em nome de toda a Diretoria, destacou alguns desafios enfrentados neste ano e convocou todos e todas para dar continuidade à agenda de lutas em 2018. “Estamos chegando ao final desse ano, que foi um período de muitas incertezas, de retrocessos e de muitas lutas. Que todos esses desafios que enfrentamos sirvam para que, em 2018, tenhamos mais coragem e determinação para praticarmos um sindicalismo mais forte, defendendo os interesses dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares para que tenham uma vida melhor”, destacou Mazé.

Neste momento conjunto, todos e todas fizeram um minuto de silêncio em homenagem à companheira Valdirene Gomes da Silva, que era a secretária de Mulheres da FETAESP e faleceu no último dia 4 de novembro. Também foi um momento de prestar solidariedade à Alessandra Lunas, ex-dirigente da CONTAG e atual vice-presidente e secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, e a toda família pelo falecimento do seu companheiro Faustino José Linhares, ocorrido na semana passada, no dia 23 de novembro.

JUVENTUDE RURAL

A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) pretende elaborar um detalhamento das atividades que foram desenvolvidas nos Salões Regionais do Jovem Saber e, posteriormente, uma avaliação metodológica das atividades desenvolvidas nos Salões e dos resultados obtidos.

A programação específica da reunião da CNJTTR também contou com análise de conjuntura das votações no Congresso Nacional, feita pela assessora Legislativa da CONTAG, Adriana Fetzner; discussão sobre o planejamento da Secretaria de Jovens para o próximo ano, sobre intercâmbios do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural – momento em que a CNJTTR cobrará uma posição da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) sobre o Plano que foi lançado, mas não está sendo executado; socializar a parceria com a Universidade de Brasília para realizar pesquisas sobre sucessão rural; informe sobre a participação de adolescentes no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda); e iniciar o planejamento do 4º Festival da Juventude Rural.

“Estamos com uma participação muito boa da Comissão, todos e todas vieram com muito entusiasmo, principalmente depois que passamos nas regiões com os nossos Salões do Jovem Saber. Então, a nossa expectativa é que, a partir dessa reunião, possamos fechar os encaminhamentos para podermos lançar o novo Programa Jovem Saber no próximo ano. Estamos com uma programação bem intensa, estamos com boas expectativas. É um momento para unirmos forças para seguir com a luta, sempre empoderando a nossa juventude”, destaca a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto.



FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO

A Oficina Nacional de Aprofundamento Temático em Gestão Administrativa e Financeira conta com uma programação que visa construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR considerando as Deliberações do 12º Congresso da CONTAG e o Planejamento Estratégico da CONTAG.

O primeiro ponto da programação foi a análise de conjuntura política e sindical, feita pelo secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto. Até quarta-feira (29), o Coletivo de Finanças pretende debater a situação atual da arrecadação; a não obrigatoriedade da contribuição sindical com a aprovação da reforma trabalhista; apresentação do e-Social e da proposta orçamentária da CONTAG para 2018; apresentação das experiências desenvolvidas pelas Federações para promoção da sustentabilidade político-financeira; apresentação e debate sobre a 4ª etapa do Plano Sustentar; aprofundamento das ações do Plano Sustentar, como o INSS Digital, CNIS, Fundo de Amparo Social, Coban, entre outras. Também será fechada a agenda para 2018, com o estabelecimento de compromissos.

“Reconhecemos que passamos por um momento de muitas dificuldades, mas de muita esperança e convicção de que vamos construir bons momentos na nossa organização sindical. Acredito muito no nosso poder de superação e é exatamente nisso que estamos apostando. Vamos montar uma estratégia de ação que contemple as três instâncias do movimento sindical (CONTAG, Federações e Sindicatos). Estou com muita fé e esperança. O momento é difícil, principalmente para o Coletivo de Finanças porque a área financeira é uma das mais difíceis, mas temos certeza da nossa capacidade de superação”, acredita o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.



POLÍTICA AGRÍCOLA

O Seminário Nacional de Política Agrícola, que reúne os(as) secretários(as) e assessores(as) de Política Agrícola da CONTAG e das Federações, que integram o Coletivo Nacional, pretende ser um espaço de grandes debates, avaliação do primeiro período da atual gestão e tirar encaminhamentos importantes sobre temáticas relacionadas à organização e ao fortalecimento da agricultura familiar.

Na análise de conjuntura política e econômica e seus reflexos para a agricultura familiar e suas representações, foram destacadas as perspectivas da LOA 2018 para as políticas públicas da agricultura familiar. A programação segue com debates sobre o Plano Safra 2017/2018 e renegociação de dívidas; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); Programa de Aquisição de Alimentos Compra Institucional. No segundo dia a programação continua intensa, com debates sobre o Coban (Banco do Brasil); Agroindústria, Previdência e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Pronaf Produtivo Orientado (PPO); Sistema CONTAG de Organização da Produção (Siscop); cadeias produtivas, integrados e biodiesel. Para o último dia serão aprovados encaminhamentos e ações em âmbito nacional, regional e estadual sobre todos os temas trabalhados pelo Coletivo e avaliação sobre o Termo de Cooperação com a Embrapa, entre outros. Paralelamente também ocorrerá a capacitação sobre DAP/RECAD.

“Ao longo desses seis meses, depois de ter realizado os encontros regionais sobre Pronaf Produtivo Orientado e sobre as Cadeias Produtivas, esperamos ter gerado uma expectativa boa nas pessoas. Nesse sentido, queremos tirar encaminhamentos importantes sobre esses temas para os próximos dois anos. Por outro lado, estamos com certa apreensão quanto às ações massa do nosso movimento para 2018 em função de todo o processo de negociação que historicamente a CONTAG tem feito com o governo. Por isso, um dos encaminhamentos que queremos tirar é sobre a elaboração de uma boa pauta de reivindicações e melhorar nas intervenções e ter com isso um melhor resultado possível. Também queremos discutir as ações da Secretaria para os próximos três anos desta gestão”, explica o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.



FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Realizado de 27 a 29 de novembro, o Coletivo Nacional de Formação tem como ponto central a discussão sobre o 5º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR).

“O ENAFOR será um momento para refletirmos sobre o papel da formação no Movimento Sindical. É lugar de dialogarmos sobre os vários temas que já estão apontados no 12º Congresso e nos encaminhados do Planejamento Estratégico da CONTAG”, ressalta o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto).

Os desafios da atual conjuntura do Brasil; as eleições 2018; a participação da ENFOC no IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), no Fórum Social Mundial e na Assembleia do CEALL; também estão na pauta do Coletivo.

“Acreditamos em uma Formação que esteja em Rede com outras organizações sindicais e movimentos sociais. Uma Formação que discuta e reflita sobre os atuais desafios que estão postos para os povos do campo, das florestas e das águas. Que debata com profundidade temas essenciais da nossa luta: (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a representação da Agricultura Familiar, a Marcha das Margaridas, a Reforma Agrária, o Fortalecimento da Produção Agrícola Familiar, as Experiências exitosas da nossa Organização Sindical, etc. Vamos à luta! Vamos construir em Rede, nossa Formação Sindical”, destaca Guto.



MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

A reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG acontece de 27 a 29 de novembro, e tem como objetivos: debater as estratégias de realização da 6ª Marcha das Margaridas; definir o mote e processos de mobilização do 8 de março de 2018; socializar e complementar o planejamento da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (2017-2021), fazendo um balanço sobre a situação das políticas estaduais de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Na pauta referente à Marcha das Margaridas, a Comissão é desafiada a construir um consenso sobre a estratégia da 6ª Marcha das Margaridas e o diálogo com as parceiras.

A situação das políticas estaduais de enfrentamento à violência contras as mulheres do campo, floresta e águas; a participação do Movimento Sindical no IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA); o mapeamento das experiências de agroecologia; também estão na pauta da reunião.

Na abertura do Coletivo, realizada na manhã dessa segunda-feira (27), logo após uma mística emocionante em homenagem à secretária de Mulheres da Federação de São Paulo, Valdirene Gomes, que faleceu no dia 04 de novembro, e também em memória de Faustino Linhares, companheiro da ex-secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas. A atual secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, aproveitou a oportunidade para afirmar que as mulheres seguem unidas na construção da 6ª Marcha das Margaridas.

“Seguimos em Marcha. Em todos os lugares nossa Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e parceiras da Marcha vêm afirmando a luta das companheiras do campo, das florestas e das águas através da Marcha das Margaridas. Nesse atual cenário posto no Brasil, carregado de retrocessos de direitos e com uma previsão de corte de mais de 80% às políticas públicas das mulheres, nós estaremos ainda mais unidas pela vida de todas as mulheres. Estaremos presentes na 6ª Marcha das Marcha das Margaridas”, afirma a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico