Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS DA CONTAG - AGRÍCOLA E MEIO AMBIENTE
Escutar, debater e planejar ações para o fortalecimento da Agricultura Familiar
WhatsApp

09 de Dezembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agrícola
coletivos
meio ambiente

Como resultado dos debates que aconteceram nesta semana nos Coletivos de Política Agrícola e de Meio Ambiente foram apontadas várias ações a serem implementadas em todo o Brasil pelo Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para o fortalecimento da Agricultura Familiar.


Propostas

Agrícola

O Coletivo de Política Agrícola apontou como ações estratégicas: a proposta da realização de um Coletivo (articulado) de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente, para a construção da pauta do Plano Safra 2022|23, onde as Federações saíram com a responsabilidade de preparar as propostas para a estruturação da pauta a ser construída no Coletivo previsto para o mês de fevereiro de 2023; o monitoramento e emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), onde é de suma importância que as Federações continuem encaminhando as observações sobre ajustes e funcionamento no sistema para a CONTAG; propor alguns critérios para melhor definição das cadeias produtivas que realmente serão trabalhadas, com prioridade em cada estado e região, a partir da identificação de organizações produtivas da Agricultura Familiar (associações, cooperativas e empreendimentos familiares rurais); e ainda fazer um levantamento das demandas de unidades habitacionais por parte das Federações/Sindicatos no meio rural para um possível banco de dados e elaboração de propostas e reivindicação na construção de casas para população do campo.

Meio Ambiente

Já o Coletivo de Meio ambiente propôs: potencializar a produção de alimentos da sociobiodiversidade; investir em conhecimento sobre a Legislação Ambiental no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); cobrar dos órgãos públicos o cumprimento da legislação sobre uso de agrotóxicos; promover o acesso dos(as) agricultores(as) familiares às energias renováveis, discutir os impactos relacionados a grandes empreendimentos sobre energias renováveis e mineração; além da apropriação dos(as)  agricuItores(as) das pautas que tratam das mudanças climáticas, de créditos de carbono e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Programação

As propostas apontadas nos Coletivos (Agrícola e Meio Ambiente) vieram a partir de um amplo debate, com cerca de 120 participantes das 27 Federações filiadas à CONTAG, que trataram sobre as perspectivas da política agrícola e de meio ambiente, com a professora Dra. Catia Grisa (UFRGS) e o professor Dr. Arilson Favareto (UFABC), entre outras temáticas trabalhadas pelas duas Secretarias. 

Mais especificamente no Coletivo Nacional de Política Agrícola, os(as) participantes tiveram a oportunidade de avaliar as ações do ano de 2022 e planejar a agenda para 2023. E ainda avaliar o Plano Safra 2022/2023 e debater sobre indicativos de eixos temáticos para elaboração da pauta de 2023/2024. O CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) foi outro tema abordado pelo Coletivo. 

O Coletivo Meio Ambiente debateu o tema da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade; analisou os avanços na legislação ambiental, desmonte e desarticulação das políticas públicas ambientais, com a contribuição do Observatório do Clima através de Suely Araújo e Joana Amaral, além ter feito uma avaliação e definir a agenda do Sistema Confederativo para 2023.      


Avaliação!

“Foram três dias de debates intensos. Iniciamos analisando a conjuntura para a agricultura familiar e as políticas públicas. Aprofundamos o tema da organização e comercialização da produção e a operacionalização do CAF, além de iniciarmos o diálogo sobre a construção da pauta do Plano Safra 2023/2024. Para o conjunto do Sistema CONTAG é fundamental que as agricultoras e os agricultores tenham terra e acesso às políticas públicas essenciais para a produção e à vida no campo. E a organização da produção e comercialização são prioridades, principalmente nesse contexto em que o foco do próximo governo é a produção de alimentos para a população brasileira, onde existem cerca de 33 milhões de pessoas em vulnerabilidade ou insegurança alimentar – fonte: Rede PENSSAN”, destaca a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

“Foi extremamente importante avaliar através do Coletivo de Meio Ambiente, onde estamos e para onde queremos ir. Onde reafirmamos que cada vez mais precisamos de uma produção sustentável de alimentos saudáveis e diversos, e que respeite a sociobiodiversidade e o Meio Ambiente. A Legislação Ambiental nos nossos territórios foi outro debate importante. Tenho certeza que a partir dos nossos municípios e estados seguiremos fortalecendo a Agricultura Familiar e preservando o Meio Ambiente”, avalia a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.   


         

Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes  - Informações das Secretarias de Política Agrícola e de Meio Ambiente.   



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico