A Fetag-RS, através de sua Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), deu sequência na manhã de hoje (20) ao 8º Encontro Estadual das Mulheres Dirigentes Sindicais, em Porto Alegre. Mais de 400 mulheres, de todo o Estado, estão participando do evento. A programação iniciou com uma mística intitulada “As Amarras”, que tratou sobre a violência que elas enfrentam no dia a dia e a luta para melhorar a sociedade de uma forma geral.
Logo em seguida, Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, falou sobre O Papel da Mulher na Agricultura Familiar e Políticas Públicas. Ela considera esse evento da Fetag como uma oportunidade fundamental para iniciar o balanço de questões que avançaram, bem como os desafios ainda pendentes. “Temos que analisar as reais condições que se encontram a visibilidade da participação das mulheres na agricultura familiar, como e que políticas públicas estão de fato fortalecendo o trabalho e a renda das famílias, a partir da atuação das mulheres, além do fortalecimento de sua autonomia econômica”, enfatizou Alessandra.
Houve, ainda, o relato de experiências de mulheres dirigentes sindicais e vereadoras, entre elas Claudete Druzian e Elenir Fátima Barasuol. À tarde, 13h30min, está prevista uma caminhada até o Mercado Público, onde será feita uma doação ao Pão dos Pobres de alimentos trazidos pelas participantes do encontro. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS