Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS
Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente realizam Coletivo para planejar ações integradas
WhatsApp

19 de Junho de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
coletivos



A CONTAG vive um novo momento de adequação da sua ação para a representação específica da agricultura familiar. Durante a oficina de planejamento estratégico, realizada na semana de 12 a 16 de junho, foi apontada a necessidade de as ações estarem mais integradas e as Secretarias de Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente organizaram a realização de um Coletivo conjunto.

Essa reunião dos Coletivos de Política Agrícola, de Política Agrária e de Meio Ambiente irá acontecer nos dias 19 e 21 de junho, em Brasília, com a presença de dirigentes e assessorias da CONTAG, das Federações filiadas e das Regionais, com o objetivo de planejar ações integradas.

Além dos três dirigentes da CONTAG responsáveis pelas áreas afins, participaram também da abertura o secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, a secretária de Terceira Idade, Josefa Rita da Silva, e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues. Todos(as) destacaram a importância de realizar iniciativas de forma integrada como esta para a construção de uma política unificada da CONTAG, e não de cada Secretaria, principalmente para dar respostas mais efetivas para a nossa base nesse período de retrocessos e retirada de direitos.

Segundo o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, a expectativa é que este Coletivo dê indicativos para completar o planejamento da Confederação com o detalhamento das atividades. “Precisamos ter uma organicidade maior, trabalhar de forma mais unitária. Esse é o rumo apontado pelo 12º Congresso Nacional e pelo nosso planejamento da gestão”, destacou Rovaris.

O secretário de Política Agrária, Elias Borges, também reforçou a necessidade de realizar ações unificadas. “É claro que em alguns momentos vamos tratar de assuntos específicos, mas a intenção é integrar boa parte das ações visando o fortalecimento do movimento sindical e passar essa experiência para as nossas Federações e Sindicatos”, disse Elias.

Além da representação específica da agricultura familiar, a conjuntura nacional também impõe ao MSTTR essa mudança na sua ação sindical. “A conjuntura também nos desafia, bem como o tema do meio ambiente”, afirmou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, que acrescentou ainda que “é um desafio o movimento sindical se adaptar às novas modalidades de produção aliando a conservação e preservação ambiental, saindo do discurso para a prática”.

PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Após a abertura política, foi feita uma avaliação do resultado do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no dia 31 de maio de 2017, pelo governo federal. A CONTAG avaliou que as principais demandas apresentadas não foram atendidas, que foram a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e redução das taxas de juros do Pronaf Crédito.

Já alguns destaques do que foi anunciado são:

- Plano Safra passa a ser ‘plurianual’ – apesar que só foram previstos recursos e ações apenas para a safra 2017-2018;

- “Criação” do Cadastro da Agricultura Familiar – o decreto 9.064 de 31/05/2015 não dá conta sozinho da criação e regulamentação do cadastro. Portanto, será preciso ter medidas estruturantes nesse sentido;

- Manutenção das principais regras do acesso ao Pronaf – o cenário apontava para o aumento dos juros e com o fim das subvenções, então, a manutenção das regras atuais pode ser considerada como um avanço a partir da pressão da CONTAG.

Outros dados importantes levantados na avaliação do Coletivo é que foram mantidos em R$ 30 bilhões o valor destinado para o crédito rural para a agricultura familiar, apesar do período de recessão. A safra passada, 2016217, o volume de crédito aplicado não passou de R$ 24 bilhões e foi direcionado a estabelecimentos mais consolidados, observando que há ainda deficiência na inclusão produtiva da agricultura familiar.

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta segunda-feira (19) está prevista a apresentação do Balanço das ações das Secretarias de Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente. Para esta terça-feira (20), acontecerá o Seminário sobre Política de Produção e Uso de Energias Renováveis: Biodiesel, Energia Eólica e Energia Solar; e o início do Planejamento dessas Secretarias, com indicativos de ações conjuntas, que terá continuidade na quarta-feira, com a apresentação das propostas de atividades pelos grupos e dos encaminhamentos finais e avaliação do encontro. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico