O Crédito Fundiário é tema do Encontro de Pólo Sindical de Reforma Agrária e Crédito Fundiário – Regionais Norte I e Norte II no estado do Espírito Santo, que ocorre no auditório do STTR do município de Nova Venécia, nos dias 14 e 15 de outubro. O principal objetivo é consolidar um balanço dos principais problemas que envolvem o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) nesse estado. “O objetivo é buscar apontamentos, ações que visam superar as limitações/problemas e nos dê novas perspectivas de atuação enquanto MSTTR junto ao PNCF”, informou o secretário de Política Agrária da FETAES, Leomar Waiandt.
A atividade conta com as presenças do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier; do secretário de Política Agrária da FETAES, Leomar Waiandt; representantes dos Sindicatos das duas regionais; de empresas de assistência técnica (ATER); de assentados e assentadas; de beneficiários(as) do PNCF; do superintendente estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Genivaldo Lievori, e do governo municipal.
Esse é o primeiro encontro de Pólo no Espírito Santo e o segundo ocorrerá no final desse mês de outubro, na Regional Sul. “Todos os encontros estaduais, de pólos e o nacional serão realizados até dezembro desse ano. Pretendemos, com eles, estar mais próximos da realidade do programa e dos beneficiários, dos Sindicatos e Federações. Precisamos discutir com todos o PNCF e a Reforma Agrária para fazer um diagnóstico, visando facilitar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a esta importante política, bem como fortalecê-la”, destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da FETAES