Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PATRIMÔNIO BRASILEIRO
Pela soberania, contra as privatizações: ampla frente em defesa das riquezas brasileiras pelo desenvolvimento do nosso País
WhatsApp

04 de Setembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
contag
patrimônio brasileiro
privatizações
soberania

Entre dezenas de movimentos sindicais e sociais, partidos políticos, movimentos religiosos e instituições de ciências, comunicação e pesquisa, a CONTAG participou hoje (04) do Ato Soberania Nacional e Popular, debate contra as privatizações, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Durante o ato foi criada a da Frente Parlamentar Mista da Soberania Nacional, que contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, os candidatos à presidência em 2018 Fernando Haddad e Guilherme Boulos, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e diversos parlamentares como a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), entre muitos outros. A criação da Frente Parlamentar Mista da Soberania Nacional tem como objetivo fortalecer iniciativas para impedir o desmonte do Estado brasileiro executado pelo governo Bolsonaro e iniciado já no governo Temer. A agenda de privatizações de empresas estatais como a Embraer e a BR Distribuidora tem em seu horizonte ainda os Correios, Eletrobrás, bancos estatais e outras partes da Petrobrás.
A soberania nacional também está ameaçada pelos projetos de mineração em terras indígenas, pela possibilidade da concessão para os Estados Unidos da estratégica base de Alcântara, no Maranhão, por projetos de lei que autorizam a venda irrestrita de terras para estrangeiros, pelas propostas de privatização de aquíferos brasileiros, pelo sucateamento das universidades públicas e do Sistema Único de Saúde. Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, é fundamental a participação do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares nessa grande frente em defesa da soberania nacional e contra as privatizações. “Nós agricultores e agricultoras familiares somos parte importante de um projeto de desenvolvimento do Brasil que é inclusivo, que tem como objetivo a redução das desigualdades sociais, que reconhece nossos recursos naturais como a água, a terra e o ar como bens de toda a sociedade brasileira, do qual tiramos nosso sustento e produzimos alimentos saudáveis para a sociedade. Sem soberania, esse projeto não é possível”, afirmou Aristides Santos.
A ex-presidenta Dilma Rousseff apontou que foi necessário a subida ao poder de um grupo neofascista para a implantação bem-sucedida do neoliberalismo no Brasil. Dilma apontou todas as falácias divulgadas pelo governo e pela mídia sobre a Petrobras e que foram a base para o processo de privatização da 7ª maior empresa de petróleo do mundo. Ela também citou o aumento do desmatamento da Amazônia e o projeto de educação Future-se, do governo Bolsonaro, como duas grandes ameaças à soberania nacional. “Sem educação pública e de qualidade para todos não é possível garantir desenvolvimento e produção de conhecimento”, apontou Dilma. Fernando Haddad leu uma carta de Lula, em que o ex-presidente afirma ser uma traição ao povo brasileiro o processo de desmonte do Estado realizado pelo atual governo. “Ao longo de gerações foi construído um patrimônio a serviço do país e que está ameaçado de ser destruído, como se o Estado fosse um problema. Mas o mercado não vai garantir saúde e educação universais, não vai proteger nosso subsolo, nossa água, nossa biodiversidade”, afirma uma parte da missiva. A presidente da Frente Parlamentar Mista da Soberania Nacional, a senadora Zenaide Maia (PB), concluiu: “Vamos dar as mãos, esse país é nosso. Vamos lutar por cidadania e pela cultura, lutar por homens e mulheres que oferecem o que há de mais nobre, sua força de trabalho. Estamos aqui em defesa de nosso território e de nosso povo brasileiro”.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico