Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ANIVERSÁRIO DO PT
Partido dos Trabalhadores (PT) celebra 43 anos em ato político com a presença de Lula
WhatsApp

14 de Fevereiro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
classe trabalhadora
partido dos trabalhadores
pt

Para celebrar os 43 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), foi realizado nesta segunda-feira (13) ato político, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, com a presença do presidente Lula, partido que o próprio idealizou e criou em 1980.

Outras lideranças históricas do partido, militantes, governadores/as, parlamentares, ministros de Estado, representantes de movimentos sociais e de entidades sindicais, entre elas a CONTAG, de embaixadas e demais convidados/as participaram do momento festivo e de reafirmação dos seus propósitos de luta.

Durante o ato foram exibidos vídeos com resgate da história do PT, dos avanços ao longo dos Governos Lula e Dilma com programas sociais no combate à fome, no acesso à educação, geração de renda, entre outros. Também foram exibidos vídeos com mensagens de líderes da esquerda mundial parabenizando o PT por seu aniversário. Foram mostradas falas de personalidades nacionais e internacionais.


A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, destacou em seu discurso que o PT é fruto da consciência política da classe trabalhadora brasileira e dos que sempre foram excluídos ao longo da história. “Consciência forjada na luta por melhores condições de vida, na cidade e no campo, nas organizações de base, nas grandes mobilizações pelo direito de greve e de livre organização, pelo direito de participar ativamente das grandes decisões nacionais.” E completou: “O PT nasceu lutando por liberdade e democracia, num tempo em que o Brasil era oprimido pela ditadura. Nasceu para dar voz à imensa maioria silenciada pela violência e pela miséria. Nossa força brotou nos sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais, nas comunidades eclesiais de base, recebendo a importante contribuição de notáveis militantes políticos e intelectuais comprometidos com os ideais de igualdade e justiça social.”


Presente no ato, a presidenta Dilma Rousseff também fez um discurso forte. “Ao sair do Palácio do Planalto eu disse: ‘nós voltaremos’. E nós voltamos! Devemos ao apoio de diversas organizações e da militância, mas em especial à força, coragem e determinação do Partido dos Trabalhadores. O PT tem nesses 43 anos um momento de muita força, nós nos mantivemos comprometidos pela inclusão e justiça social, na luta pela igualdade e da nossa soberania.”

Visivelmente emocionado, o presidente Lula destacou a razão da existência do Partido do Trabalhadores. “A razão da nossa existência é de melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É repartir felicidade. Não é possível ser feliz sozinho! Temos que estender a mão às pessoas que mais dependem da gente. Não podemos permitir que uma criança possa morrer de fome. Esse partido veio pra fazer a diferença, para acolher mulheres pra fazer política, de fazer cumprir a razão do seu nascimento. Criar um partido que nascesse de baixo pra cima, que nascesse do chão da fábrica, do chão dos bancos, do chão da loja, que nascesse daqueles que capinam com enxada, da comida que nós comemos.” 


Lula também afirmou, emocionado, que o PT é o mais importante partido de esquerda da América Latina e que voltou para cuidar das pessoas. “Eu sei o quanto foi difícil construir esse partido. Agradeço os 580 dias de vigília em Curitiba e retribuo como presidente da República: ‘bom dia, boa tarde e boa noite, Brasil’. Nós voltamos para recuperar a democracia, voltamos sem ódio, voltamos para cuidar das pessoas”.

A CONTAG parabeniza o Partido do Trabalhadores e exalta a grandiosidade da história, lutas e conquistas acumuladas ao longo desses 43 anos. Ao longo de seus governos no âmbito federal, nos períodos Lula e Dilma, o partido mostrou que é possível governar com participação popular, melhorando a vida da classe trabalhadora sem deixar de olhar para a economia, ou seja, que é possível beneficiar todos os setores.

Agora, nos seus 43 anos, a CONTAG destaca que o PT tem o importante papel de comandar, junto com uma frente ampla composta por diversos partidos aliados, a reconstrução do País em um novo mandato do presidente Lula na Presidência da República, principalmente no combate à fome, na geração de emprego e renda, na retomada dos programas sociais e na revogação de inúmeros retrocessos acumulados ao longo dos últimos anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico