As mobilizações pelo 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão virtuais este ano. De acordo com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, está relacionada à pandemia de Covid-19.
A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta da campanha virtual pelo Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
A CONTAG tem como uma de suas bandeiras de luta a Proteção Infanto-Juvenil, e apoia esta e outras iniciativas que visem este fim. Reafirmamos que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, seja do campo ou cidade.
Vamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes!
Acesse o site Faça Bonito https://www.facabonito.org.br e as redes sociais da Campanha para participar. FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG