Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
Pará e Pernambuco concluíram mais uma rodada da 2ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG
WhatsApp

18 de Novembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
base
oficinas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações do Pará (FETAGRI-PA) e de Pernambuco (FETAPE) promoveram até esta sexta-feira (18 de novembro de 2022), mais uma rodada das Oficinas de Base da CONTAG "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.

PARÁ

No Pará, a Oficina de Base aconteceu em Salinópolis, com aproximadamente 85 lideranças da Regional Bragantina, que é formada por 29 municípios. A Regional tem muita disparidade entre os municípios que a compõe, inclusive do ponto de vista populacional, onde dois deles tem menos de 10 mil habitantes, enquanto outros têm mais de 100 mil.


A partir do debate, os(as) participantes apontaram como estratégia de fortalecimento da ação sindical na região a realização de atividades de formação e educação do campo, com fortalecimento dos fóruns em contraposição ao fechamento das escolas; ampliação da participação de dirigentes em espaços de discussão de políticas públicas e a construção de candidaturas orgânicas do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para disputar as Eleições de 2024; e ações para  fortalecer o beneficiamento, a agroindustrialização e o armazenamento da produção da agricultura familiar. A regularização fundiária e o meio ambiente também foram temas fortes debatidos, além de outros de interesses da Agricultura Familiar na Regional Bragantina.


Outro destaque dado na Oficina foi a produção da farinha de Bragança que tem o Selo Identificação Geográfica, com certificação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), cujos agricultores(as) familiares estão sendo ameaçados(as) pelo agronegócio e indústrias que tentam se apropriar desse produto.

Representando a CONTAG estiveram o paraense e secretário de Formação e Organização Sindical Carlos Augusto Silva (Guto) e o assessor Ronaldo Ramos, além da Diretoria da FETAGRI-PA e da Coordenação local.

PERNAMBUCO 

Em Pernambuco, a Oficina de Base foi realizada em Carpina, com cerca de 65 dirigentes de 50 municípios do Polo Zona da Mata e Polo Mata Norte e Sul, que tiveram a oportunidade de compreender ainda mais o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural.


Ao longo da Oficina, os(as) participantes puderam analisar o desempenho e os desafios enfrentados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do 2º turno. E ainda conheceram os dados socioeconômicos da população rural de Pernambuco, em especial dos municípios da zona da Mata do estado, levantados a partir de fontes oficiais, como o IBGE.

Outros momentos importantes foram a animação para a construção da Marcha das Margaridas 2023; avaliação dos avanços e retrocessos enfrentados desde 2019, quando foi realizada a 1ª etapa das Oficinas de Base; e o conhecimento dos desafios prioritários para a nova gestão da FETAPE (2022-2026).


A CONTAG contribuiu com o debate através do secretário de Política Agrária Alair Luiz dos Santos e do assessor Alonso Santos, além da Diretoria da FETAPE e das Coordenações dos Polos Zona da Mata e Mata Norte e Sul. O deputado estadual orgânico da Federação do Pernambuco Doriel Barros também esteve presente.


“Foi bastante participativa e positiva, com muita atenção aos desafios que precisamos enfrentar para fortalecer a Agricultura Familiar, a exemplo da continuidade da implementação da Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, em especial a sindicalização de mulheres e jovens; além de garantir que o processo de formação sindical siga transformando pessoas no meio pernambucano”, destaca o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos.    

Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Assessoria Comunicação FETAPE e da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG   




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico