A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações do Pará (FETAGRI-PA) e de Pernambuco (FETAPE) promoveram até esta sexta-feira (18 de novembro de 2022), mais uma rodada das Oficinas de Base da CONTAG "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
PARÁ
No Pará, a Oficina de Base aconteceu em Salinópolis, com aproximadamente 85 lideranças da Regional Bragantina, que é formada por 29 municípios. A Regional tem muita disparidade entre os municípios que a compõe, inclusive do ponto de vista populacional, onde dois deles tem menos de 10 mil habitantes, enquanto outros têm mais de 100 mil.
A partir do debate, os(as) participantes apontaram como estratégia de fortalecimento da ação sindical na região a realização de atividades de formação e educação do campo, com fortalecimento dos fóruns em contraposição ao fechamento das escolas; ampliação da participação de dirigentes em espaços de discussão de políticas públicas e a construção de candidaturas orgânicas do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para disputar as Eleições de 2024; e ações para fortalecer o beneficiamento, a agroindustrialização e o armazenamento da produção da agricultura familiar. A regularização fundiária e o meio ambiente também foram temas fortes debatidos, além de outros de interesses da Agricultura Familiar na Regional Bragantina.
Outro destaque dado na Oficina foi a produção da farinha de Bragança que tem o Selo Identificação Geográfica, com certificação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), cujos agricultores(as) familiares estão sendo ameaçados(as) pelo agronegócio e indústrias que tentam se apropriar desse produto.
Representando a CONTAG estiveram o paraense e secretário de Formação e Organização Sindical Carlos Augusto Silva (Guto) e o assessor Ronaldo Ramos, além da Diretoria da FETAGRI-PA e da Coordenação local.
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, a Oficina de Base foi realizada em Carpina, com cerca de 65 dirigentes de 50 municípios do Polo Zona da Mata e Polo Mata Norte e Sul, que tiveram a oportunidade de compreender ainda mais o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural.
Ao longo da Oficina, os(as) participantes puderam analisar o desempenho e os desafios enfrentados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do 2º turno. E ainda conheceram os dados socioeconômicos da população rural de Pernambuco, em especial dos municípios da zona da Mata do estado, levantados a partir de fontes oficiais, como o IBGE.
Outros momentos importantes foram a animação para a construção da Marcha das Margaridas 2023; avaliação dos avanços e retrocessos enfrentados desde 2019, quando foi realizada a 1ª etapa das Oficinas de Base; e o conhecimento dos desafios prioritários para a nova gestão da FETAPE (2022-2026).
A CONTAG contribuiu com o debate através do secretário de Política Agrária Alair Luiz dos Santos e do assessor Alonso Santos, além da Diretoria da FETAPE e das Coordenações dos Polos Zona da Mata e Mata Norte e Sul. O deputado estadual orgânico da Federação do Pernambuco Doriel Barros também esteve presente.
“Foi bastante participativa e positiva, com muita atenção aos desafios que precisamos enfrentar para fortalecer a Agricultura Familiar, a exemplo da continuidade da implementação da Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, em especial a sindicalização de mulheres e jovens; além de garantir que o processo de formação sindical siga transformando pessoas no meio pernambucano”, destaca o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Assessoria Comunicação FETAPE e da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG