No último dia 6, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri/PA) apresentou para o governo do estado a sua pauta de reivindicações para o Grito da Terra local. O ato contou com a presença de cerca de cem dirigentes sindicais de todas as regiões do estado.
A pauta foi recepcionada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Instituto de Terras do Pará, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, Secretaria a de Transportes e a Casa Civil do governo. A pauta foi apresentada pelo presidente da Fetagri/PA, Carlos Augusto Santos Silva, que destacou os seguintes eixos:
1)Elaboração dos Projetos Demonstrativos dos oito pré-assentamentos Estaduais de Reforma Agrária, criados pelo governo do estado, em benefício de cerca de 500 famílias.
2)Contratação de 300 técnicos aprovados no último concurso público da Emater, para darem conta de novas demandas de financiamento para o Plano Safra de 2008-2009;
No próximo dia 28, o movimento sindical no estado vai entregar a pauta da mobilização para a governadora Ana Júlia Carepa e órgãos do governo federal. Serão marcadas audiências para os dias 11, 12 e 13 de junho, quando será realizado um grande ato na capital em Belém com cerca de mil pessoas.
Fonte: Carlos Augusto Santos SilvaPresidente da Fetagri-PA FONTE: Fetagri/PA