ECOAR - Educação, Comunicação e Arte na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esse material didático da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que fala sobre direitos humanos das crianças será adaptado para a Língua Portuguesa com o apoio do Ministério da Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A publicação foi preparada para que educadores em geral, pais e cidadãos possam, em suas atividades educativas, trabalhar temas relacionados aos Direitos Humanos das crianças, propor temáticas e disseminar práticas que promovam a prevenção e eliminação do trabalho infantil. Esta edição contémos seguintesmódulos: informação básica; colagem; pesquisa e informação; entrevista e pesquisa; imagem; encenação de papéis; competição artística; escrita criativa; debate; mídia: rádio e televisão; mídia: impressa; dramatização; mundo do trabalho; integração da comunidade; gênero; guia do usuário; multiplicadores; declarações e convenções internacionais.
Desenvolvida pelo IPEC, a publicação tem como título original "SCREAM - Supporting Children?s Rights through Education, Arts and Media". Para a essa primeira versão em português, adaptações foram feitas de forma a facilitar a sua aplicação na realidade nacional. A OIT e o MEC lançam essa edição do ECOAR - Educação, Comunicação e Arte na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, com 18 módulos, contendo informação básica para educadores e informações gerais sobre o mundo do trabalho, além de uma série de propostas interdisciplinares de dinâmicas e de discussão sobre o tema do trabalho infantil, que incluem escrita criativa, dramatização, mídia impressa e de rádio e TV, pesquisa, colagem e competição artística entre outros.