Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Oficina trata da saúde financeira do MSTTR
WhatsApp

24 de Junho de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

A oficina proposta pela CONTAG às federações para avaliar a saúde financeira dos sindicatos e sua relação com a formação e a comunicação teve início ontem (23) no auditório da FETAG-RS e se estende até o dia 26. Intitulada “Oficina Estadual de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira”, o evento reúne cerca de 40 representantes dos sindicatos e regionais, em sua maioria tesoureiros. A ideia, segundo o tesoureiro-geral daFETAG-RS, Sérgio de Miranda, é abordar o tema complexo de forma leve, distensionada. E parece que está dando certo!

A mística de abertura, com apresentação da missão daFETAG-RS, do trabalho no meio rural e do produto foram embalados pela música Os trabalhadores e sua lida, uma paródia feita pelos assessores de Formação Giovane Zortea e Leomar Fernando Mattia da música de ofertório da igreja católica Os grãos que formam a espiga... No lugar do dinheiro, os participantes da oficina pegavam um papel com duas perguntas: o que o grupo tem para ofertar para o MSTTR e o que o grupo espera do MSTTR. Depois de respondidas, o papel era depositado novamente na pequena cesta de vime e, numa nova rodada, um novo bilhete era colhido aleatoriamente... Assim, em voz alta, cada um leu o que outro colega escreveu, integrando e animando a dinâmica dos trabalhos.

Dedicação, trabalho, tempo, compromisso, luta, militância, ações, empenho, contribuição financeira, vida... são algumas das respostas para a primeira pergunta. Em relação à expectativa do grupo, um maior número de ideias foi elencado: conquistas, reconhecimento, fortalecimento, renovação, organização, integração, valorização, manutenção do agricultor no campo com qualidade de vida, consciência de classe, referência para o agricultor, respeito, militância dos dirigentes, defesa, representação e trabalho conjunto de STR's,FETAG-RSe CONTAG.

O presidente daFETAG-RS, Carlos Joel da Silva, em sua fala, ofereceu ao movimento sindical a “minha parte nessa luta, sou mais um”, diz. E questionou: quem vem primeiro, a luta ou a situação financeira? Joel falou da importância da origem dos recursos, associados ou fomento? Disse que o MSTTR não pode perder a essência de representação dos agricultores e por isso a luta pela elevação do número de associados aos STR's.

O 1º tesoureiro e diretor responsável pela Formação, Nestor Bonfanti, destacou a importância do encontro que reúne um dos grupos pensantes do movimento sindical. Ele ressaltou que, como há diferença entre as federações, existe também entre as regionais e por isso a necessidade do trabalho coletivo de CONTAG eFETAG-RS. Ainda sobre o que esperar do MSTTR, Bonfanti reiterou que “é feito por nós, é um compromisso de cada um”. Representando o deputado federal Heitor Schuch, o chefe de gabinete Anselmo Piovesan defendeu a necessidade de organização para enfrentar novos desafios. Lembrou que há problema de gestão, mas que o MSTTR já atravessou fases difíceis e a situação foi contornada, sendo necessárias alternativas para manter sua saúde financeira.

Falando sobre cenários futuros, o assessor de Formação Leomar Fernando Mattia lançou um questionamento para ser respondido em tarjeta pelos participantes, ocasião em que cada um se apresentou. “Como o MSTTR vai ser daqui há 15 anos”? O resultado desse trabalho participativo e opinativo foi variada: muita gente confiante, outros nem tanto e alguns achando que não vai mudar muita coisa.

A análise da conjuntura do movimento sindical apresentada por Sérgio de Miranda contemplou três fases distintas: o assistencialismo das décadas de 60 até meados de 80, quando o que o associado esperava do sindicato era assistência médica e odontológica, Funrural, assistência técnica e bolsas de estudo; na década de 80, o sindicalismo vive a sua essência reivindicatória. O movimento cresceu, houve reconhecimento da atividade da trabalhadora rural, as primeiras mobilizações, aposentadoria rural, política agrícola diferenciada para a agricultura familiar, preços mínimos, organização dos assalariados e, com a Constituição Federal em 1988, a ampliação dos direitos dos trabalhadores rurais, especialmente na área de previdência e assalariados rurais. A terceira fase, conta Miranda, é a vivenciada até os dias atuais, com a implementação das políticas públicas.

A oficina está tendo a participação efetiva dos Departamentos Financeiro, Formação e Comunicação. FONTE: Assessoria de Imprensa FETAG-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico