A CONTAG concluiu nesta semana em Minas Gerais mais uma Oficina Territorial de Autoformação do Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário.
No estado mineiro, o debate na roda de conversa com a presença de mais de 50 pessoas, apontou várias ações que podem ser desenvolvidas nos territórios para o fortalecimento do Projeto. Entre elas: parcerias e subsídios para facilitar o uso de tecnologias que fortaleçam a produção; qualificação do sistema de irrigação e captação de água; a implantação de estufas; formação e campanhas de práticas agroecológicas; organização da produção com selos e embalagens para agregar valor; intercâmbios sobre experiências e práticas agroecológicos e troca de saberes; e fomento para aquisição de máquinas agrícolas.
Seguimos cumprindo o nosso propósito de construir entendimentos comuns sobre o Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário e possibilitar a ativação de uma rede de agentes de desenvolvimento territorial para a promoção da saúde, soberania alimentar e geração de renda, com o protagonismo das mulheres rurais, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
A Oficina Territorial de Autoformação do Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário é fruto de um acordo de cooperação firmado entre a CONTAG e a Fiocruz assinado na abertura do 13º Congresso da CONTAG, com o objetivo de implementar territórios saudáveis, sustentáveis e solidários, focando no Programa Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fiocruz, no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao todo foram realizadas quatro Oficinas, contemplando os estados do Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, contando sempre com a presença da Diretoria da CONTAG, de representações das Federações, dos Sindicatos e da Fiocruz, agricultores e agricultoras familiares de variados territórios do país, pesquisadores(as), acadêmicos(as), agentes públicos, entre outros nomes que fortaleceram o debate sobre a temática da Oficina. Em Minas, o deputado Vilson da FETAEMG esteve presente.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes