Capacitar lideranças sindicais dos territoriais rurais para acompanhamento, avaliação e elaboração da política pública de Educação no Campo nos seus respectivos municípios é o objetivo principal da Oficina Estadual de Capacitação em Desenvolvimento Territorial Sustentável com Ênfase na Educação do Campo. O evento acontecerá na quarta-feira (24), no Salão de Eventos do Hotel Tropical, no município de Itapecu-Mirim, Maranhão. A oficina que termina na sexta-feira (26) é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).
Segundo o secretário de Políticas Sociais da Fetaema, Sebastião Lisboa, participarão da oficina cerca de 60 pessoas, entre lideranças, jovens e mulheres dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de 15 municípios dos territórios rurais dos Lençóis Maranhenses/Munim, Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba. O evento deve contar, ainda, com representantes de entidades parceiras que atuam nos três territórios rurais, como a Planeja, Cultivar, Escolas Famílias Agrícolas, Casas Familiares Rurais, além de educadores de programas como o Pronera - Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária. "A oficina serve para aprofundar o debate e a compreensão da proposta de Educação do Campo defendida pelo nosso Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR)", diz Sebastião.
Nos três dias da oficina, serão abordados os seguintes temas: Resgate Histórico das Lutas do MSTTR no Maranhão; Territorialidade e Desenvolvimento Rural Sustentável; O papel do Movimento Sindical Rural na Gestão de Políticas Públicas; e Divulgação das Diretrizes Operacionais para o Ensino Básico nas Escolas do Campo. "A educação é o eixo fundamental no desenvolvimento rural sustentável e o MSTTR vem qualificando suas lideranças para o pleno exercício do controle social desta política", afirma a assistente social Hélica Silva, assessora da Fetaema. Ela ressalta que o convênio Contag-MDA vem sendo executado, no Maranhão, pela Fetaema, desde 2005, em três territórios rurais, contemplando cerca de 40 municípios.
Dentre os resultados esperados pela Secretaria de Políticas Sociais da Fetaema, com as oficinas, estão: formar uma rede de parceiros (pessoas e entidades) que possam contribuir com o debate de educação do campo; melhorar o nível de ensino nas escolas do campo; ter lideranças e educadores mais comprometidos com a luta por uma educação do campo de qualidade; superar o preconceito de campo como espaço de atraso, vislumbrando suas potencialidades, valores e cultura.
Assessoria de Comunicação da Fetaema
Gil Maranhão (98) 8134.0777