Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Núcleo Agrário do PT completa 25 anos e CONTAG é homenageada
WhatsApp

07 de Dezembro de 2016


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária



O Núcleo Agrário do PT está completando 25 anos de atuação e foi realizado um seminário, nesta terça-feira (07), para comemorar a data e homenagear a todos os ex-coordenadores do Núcleo, inclusive uma homenagem especial ao companheiro Adão Pretto. A partir de hoje o Núcleo passa a se chamar Núcleo Agrário Adão Pretto. Atualmente, o Núcleo é coordenado pelo deputado João Daniel (PT-SE).

O evento, que ocorreu no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, também teve o objetivo de debater e refletir “A questão agrária e a atuação do Núcleo Agrário do PT nestes 25 anos”. E para contribuir com o debate, foram convidados os representantes de movimentos sociais que atuam no campo, entre eles a CONTAG, que também foi homenageada e recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho de luta pela terra. O seminário também contou com a presença de um dos fundadores do Núcleo, o deputado Alcides Modesto (PT-BA).

SOBRE O NÚCLEO AGRÁRIO DO PT O Núcleo Agrário do PT foi criado na legislatura 1991/1995 com as participações de cinco deputados diretamente comprometidos com as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, dentre os quais, uma mulher trabalhadora rural. Esse Núcleo, além de atender a uma necessidade de organização da intervenção da bancada, visou organizar um espaço de articulação das lutas e da resistência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no parlamento, que tradicionalmente fora ocupado sem maiores oposições pelos representantes do latifúndio e do agronegócio.

A presença dos movimentos sociais e sindical e a articulação das ações parlamentares com as lutas sociais têm sido um elemento diferencial introduzido pelo Núcleo Agrário no âmbito da Bancada Federal do PT. Esse fator de reciprocidade entre as lutas sociais e no plano institucional certamente contribuiu para conquistas importantes em termos de legislação e na formulação e implantação de políticas públicas nestes 25 anos de história do Núcleo.

Nos últimos 25 anos, em todas as legislações que tem referência com o Agrário e a Agricultura Familiar tem a marca do Núcleo Agrário, em maior ou menor grau, às vezes em emendas e outras como autores e autoras.

Em todo esse período, sempre foi uma trincheira de proposições e elaborações na batalha das ideias e para a resistência neste espaço que foi ocupado por todos os movimentos que defendem a reforma agrária, o direito à terra, ao território e aos bens naturais. A maioria das pessoas presentes reafirmou que essa luta é dura e longa e o Núcleo é um espaço do PT que articula os parlamentares e os movimentos sociais.

LUTAS Nestes anos, o Núcleo Agrário do PT lutou permanentemente pela reforma agrária, a conquista, ampliação de programas para a agricultura familiar, a exemplo do Pronaf e o PAA. A histórica luta por um seguro rural. A conquista dos direitos previdenciários para as trabalhadoras rurais. A permanente luta contra os agrotóxicos e ao direito a uma alimentação saudável. A resistência na luta pela educação do campo em defesa dos indígenas, quilombolas, e comunidades tradicionais.

Nestes 25 anos, muitos companheiros tombaram na luta, assassinados pelo latifúndio. Vários ainda esperam por justiça e, neste momento de comemoração, o Núcleo renovou os seus compromissos pela continuidade dos esforços para impedir a impunidade de todos os assassinos dos trabalhadores e trabalhadoras engajadas nas suas lutas, bem como na luta atual contra o retrocesso e na retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria de Política Agrária da CONTAG e do Núcleo Agrário do PT.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico