Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login

BAHIA
Nota de repúdio contra o despejo das famílias sem terra no Norte da Bahia

28 de Novembro de 2019

TEMAS RELACIONADOS:
bahia

"Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, que deles é o reino dos céus" (Mateus: 5, 10).

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG-BA), entidade sindical, representante de 409 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, no estado da Bahia, integrante do sistema CONTAG, vem repudiar a ação violenta praticada pelo estado brasileiro, no último dia 25 de novembro, contra as famílias acampadas no assentamento Abril Vermelho, em Juazeiro e nos acampamentos Irmã Dorothy e Irani de Souza I e II, na região de Casa Nova, além de expropriar os pequenos agricultores que tinham suas terras nas proximidades.

Estas cerca de 700 famílias tiveram seus direitos sociais violados e seus meios de vida e de trabalho arrancados de forma brutal. Ainda constata-se que a CODEVASF trata com descaso, ignorando, inclusive o propósito dos camponeses e camponeses, impedindo-os de produzir alimentos saudáveis, com respeito ao meio ambiente.

Enquanto produzimos 70% dos alimentos que estão na mesa das famílias brasileiras, as empresas do agronegócio visam apenas o comércio externo, com sua produção voltada para exportação internacional. É a agricultura familiar que busca suprir as demandas do mercado interno.

A defesa do trabalhador agricultor familiar, homem e mulher do campo, é o que se esperava de uma empresa estatal, como a CODEVASF. A postura amparada pelo Governo Federal por suas estruturas caracteriza uma postura de deixar fora de combate os que sempre foram oprimidas/os e marginalizadas/os na história brasileira.

Negar a possibilidade de uma vida digna às famílias que não tem de onde tirar o seu sustento, infelizmente é uma característica, ao longo dos 11 meses, do Governo Bolsonaro, que abomina a reforma agrária, além de incentivar a violência campo, tem ficado mais evidente, está em curso, promovida e patrocinada pelo agronegócio.

A FETAG-BA sempre comprometida com a promoção da dignidade humana, por uma ampla e massiva reforma agrária com o fortalecimento e valorização da agricultura familiar e, solidariza com as famílias despejadas, ao tempo em que exigimos um posicionamento qualificado dos governantes da Bahia e de Pernambuco, bem como dos prefeitos de Juazeiro e de Casa Novas, pela defesa dos direitos, da soberania popular e da Democracia, que são elementos básicos para construção de uma sociedade justa e igualitária.

DIRETORIA EXECUTIVA DA FETAG-BA FONTE: DIRETORIA EXECUTIVA DA FETAG-BA

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02