A Contag manifesta seu profundo pesar pelo falecimento dos companheiros Eliana Batista da Silva (36) e Manoel Francisco Oliveira (43). Os dirigentes da Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) foram vítimas de um acidente de carro na sexta-feira (20/8), por volta das 18h, na BR 364, a 30 Km do município de Jaru, em Rondônia, quando retornavam de uma atividade sindical.
A companheira Eliana Batista era casada, tinha duas filhas e cumpria seu segundo mandato de coordenadora estadual de Mulheres da Fetagro. A sua militância começou nas Pastorais da Igreja Católica, que a projetaram para o movimento sindical do campo. Ela foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Jarú e candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de seu município nas eleições de 2008.
Manoel de Oliveira cumpria seu segundo mandato à frente da Secretaria de Formação da Fetagro. Ele era casado e pai de três filhos. Seu ingresso na luta também se deu nos movimentos de base da Igreja. Ele foi dirigente do STTR de Ouro Preto do Oeste e fundador do STTR de Nova União.
O sepultamento da companheira Eliana será feito neste sábado (21), às 17h, no município de Jarú. O enterro do companheiro Manoel está marcado para amanhã (22), no período da manhã, em Nova União.
A Contag lamenta a tragédia que resultou na morte desses dois honrados cidadãos brasileiros, valorosos militantes e queridos pai e mãe de família. Nós também queremos apresentar total solidariedade com a inestimável perda das famílias da companheira Eliana e do companheiro Manoel e do movimento sindical do campo de Rondônia. Direção da Contag FONTE: Ronaldo de Moura, Assessoria de Comunicação da Contag