Com todos cantando esse refrão, as Comissões de Mulheres e de Jovens, além dos assessores regionais, participaram de forma intensa da mística de abertura, que reuniu nos dias 24 e 25, na sede da FETAG-RS, em Porto Alegre, mais de 100 lideranças de todo o estado.
A 1ª secretária da FETAG-RS, Diana Hahn Justo, coordenadora estadual da Juventude Trabalhadora Rural, ao dar as boas-vindas, destacou que a FETAG-RS, com a presença de todos, estava mais alegre e cheia de vida. “Vamos aprofundar temas importantes nas duas comissões, bem como com os assessores regionais e diretores, para que possamos ficar cada vez mais fortalecidos”, disse.
Em seguida falou Elisete Hintz, tesoureira-geral, enfatizando a importância de reunir três grupos, otimizando recursos e, ao mesmo tempo, trabalhando em prol de uma mesma categoria: os trabalhadores e as trabalhadoras rurais que representamos.
Antes da divisão dos grupos, a coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Lérida Pivoto Pavanelo, lembrou da caminhada grande que se tem à frente e defendeu a mística, cujo espírito é no sentido de que todos se sintam valorizados. “É pelas pessoas que estão na lida nas propriedades que estamos aqui”, reforçou.
A Secretaria de Jovens da CONTAG foi convidada a participar do Encontro Estadual das Juventudes do Campo para apresentar o Programa Jovem Saber, principalmente sobre o seu conteúdo e funcionamento, visando maior compreensão sobre a estrutura dos módulos, o acesso ao sistema, montagem das turmas, entre outras questões importantes para que os jovens participantes do encontro pudessem voltar para as suas comunidades com conhecimentos suficientes para organizar as turmas e atividades propostas no programa. “A nossa assessoria levou esses conhecimentos para os(as) jovens do Rio Grande do Sul. Estamos bem motivadas com a organização da nossa juventude na base buscando conhecer e implementar o Programa Jovem Saber”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Diante do diálogo e construção coletiva, a Comissão Estadual, juntamente com a secretária estadual de jovens trabalhadores da Federação do RS, traçou estratégias de mobilização, organização e implantação do Programa Jovem Saber no estado através de um plano de ação no estado. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG