A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL) realizou na última quinta-feira (4) a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Concepção e Prática Sindical em Metodologia. Mais de 30 multiplicadores receberam o certificado de participação da capacitação.
O curso foi dividido em três módulos e teve início em agosto passado. Os multiplicadores e multiplicadoras discutiram temáticas como Desenvolvimento Sustentável, Concepção e Prática Sindical e Definição e Relações de Trabalhos. O treinamento fez parte das atividades promovidas pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
Os participantes do curso são oriundos de 31 municípios alagoanos e receberam capacitação sobre as novas políticas de movimento sindical. "Queremos formar líderes para lutar por melhores condições de trabalho e de vida. A idéia é libertar os trabalhadores e evitar a exploração. A mudança deve ocorrer desde a base", acrescentou o secretário de Organização e Formação da Prática Sindical, Antônio Torres.
O assessor da secretaria de Organização e Formação da Prática Sindical, Evandro Vieira, diz que os multiplicadores e multiplicadoras formarão grupos de estudos nas suas respectivas bases. "O objetivo é repassar o que foi aprendido nestes três módulos, pois são multiplicadores de informações e conhecimentos."
Em 2009, o curso capacitará outra turma de multiplicadores. Este ano, participaram do curso os representantes do Consórcio Social da Juventude Rita Quadros; dos programas Educação no Campo, Jovem Saber e Multiplicadores em Saúde e Gênero; e ainda coordenadores dos noves pólos regionais da Fetag/AL. FONTE: Fetag/AL