Diretores da Contag se reuniramontem (3) em um café da manhã com deputados e senadores para apresentar uma pauta sobre projetos de lei e matérias em tramitação no Congresso Nacional que é de interesse do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). O encontro ocorreu no Anexo 4 da Câmara dos Deputados e teve a participação de cerca de 25 parlamentares de vários partidos.
O café da manhã também serviu para que a Contag pudesse agradecer o apoio recebido na aprovação de projetos que beneficiaram a agricultura familiar, entre eles, o PLV 08 sobre previdência rural e contrato temporário de trabalho, aprovado no início de junho. Um melhor relacionamento com o Congresso Nacional, que nas últimas edições do Grito da Terra Brasil recebeu pauta específica sobre os projetos de interesse para o campo, também motivou o encontro.
Entre os projetos de interesse da Contag estão a Proposta de Emenda à Constituição 438-A, de 2001, que trata da expropriação de áreas onde for constatado trabalho escravo; a Convenção 184, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre segurança e saúde na agricultura; o Projeto de Lei 4512, de 2004, que institui o Programa de Alimentação para os Trabalhadores Rurais.
O presidente da Contag, Manoel dos Santos, avalia que o encontro foi positivo. "Fizemos um agradecimento pelo o que já foi trabalhado, apresentamos nossas prioridades para os próximos períodos e, ao mesmo tempo, nos colocamos à disposição dos parlamentares para ajudar no processo de articulação acerca dos interesses dos trabalhadores, a fim de que matérias sejam apresentadas quer pela Contag, por parlamentar ou pelo Executivo", explica. FONTE: Ciléia Pontes