Representantes da secretaria de Política Agrícola da Contag e de diversas Fetags deram prosseguimento na manhã desta terça-feira (6) à rodada de negociações em torno da pauta do Grito da Terra 2008. A reunião aconteceu na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desta vez, o grupo discutiu temas centrais que incluíam melhorias no Plano Safra 2008/2009, modificação nos planos de encargos e taxas de juros e aumento do teto.
Entre as demandas apresentadas pela Contag e acatadas pela SAF estão a criação de uma estratégia para melhorar a aplicação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a definição de estratégias de construção e implementação de Planos-Safras Regionais, a criação de mecanismos para melhorar a divulgação e capacitação do Pronaf Mulher, a ampliação do número de culturas amparadas pelo Programa de Garantia de Preços Para a Agricultura Familiar (PGPAF) e a criação de uma campanha nacional de divulgação deste programa.
A criação de uma linha de crédito especial e com juros baixos para financiar correção em manejo de solos e a revisão da metodologia de definição dos preços do PGPAF foram outros pontos discutidos na reunião. Por determinação dos participantes, eses itens terão que passar pelo aval de órgãos governamentais estratégicos como o Ministério da Fazenda e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O diretor de Financiamento e Proteção da Produção Agrícola da SAF, João Luiz Guadagnin, remarcou uma reunião com o grupo para sexta-feira (9), quando vai dar resposta aos demais itens apresentados no encontro.
A partir das 16h de hoj,e a reunião será retomada para definição de políticas de apoio ao desenvolvimento das cadeias produtivas, a isenção fiscal aos produtos comercializados pelas cooperativas da agricultura familiar e a garantia de ações de acompanhamento dos grupos incluídos no Programa Nacional de Apoio às Organizações Produtivas de Mulheres Rurais. FONTE: Danielle Santos