O Incra promove entre os dias 2 e 5 de outubro o III Seminário Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O objetivo do encontro é fazer um balanço político e pedagógico da atuação do programa nos últimos nove anos e desencadear uma série de encontros e eventos estaduais. A idéia é fazer no segundo semestre de 2008 uma conferência nacional do programa. "Iremos discutir a educação do campo e pensar como será a atuação nos próximos anos e décadas", afirma a coordenadora geral do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos.
O seminário vai reunir representantes de assentamentos, movimentos sociais e sindical, universidades, secretarias municipais e estaduais de Educação e ministérios. Além disso, participam um representante de cada curso em execução: um educador ou um educando de cada projeto de educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio e superior de cada estado. Para participar, os movimentos têm de entrar em contato com as Superintendências do Incra até a próxima semana. "É importante que nossas Federações de Trabalhadores na Agricultura se articulem com o órgão para garantir a maior participação possível", alertou a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas.
O Pronera começou a funcionar em 1998, após lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. O programa atua em diferentes níveis de ensino - médio, superior, educação de jovens e adultos (EJA) - e atende a beneficiários da reforma agrária.
Angélica Cordova