Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Ministro Patrus Ananias visita a FETAG-RS e recebe pauta de reivindicações
WhatsApp

23 de Março de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

A direção da FETAG-RS recebeu NA SEXTA-FEIRA (20), em sua sede, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Ele foi convidado pelo presidente da Federação, Carlos Joel da Silva, para conhecer a estrutura da entidade – 351 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que congregam 1,3 milhão de trabalhadores rurais - e o que ela representa para a agricultura familiar gaúcha. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, os coordenadores das regionais sindicais, o deputado estadual Elton Weber, entre outras lideranças, prestigiaram a presença do ministro.

Joel explicou a Ananias que a missão da FETAG-RS está voltada à construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, a partir dos problemas sentidos e vividos, buscando uma sociedade mais justa e igualitária. E para cumprir essa missão, o movimento sindical defende um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, cujo objetivo é buscar a valorização do espaço rural como um local privilegiado de transformação e implementação de políticas de inclusão social, valorizando a agricultura familiar e as políticas de acesso à terra.

O crescente êxodo rural, enfatizou Joel, especialmente da juventude, tem preocupado a FETAG-RS e sua organização. "É preciso discutir e implementar políticas que garantam a permanência das famílias na atividade e possibilitem a sucessão rural, fortalecendo a agricultura familiar. As políticas de acesso à terra (reforma agrária e crédito fundiário) estão engessadas e têm se mostrado ineficazes para atender a nova realidade do campo. A valorização das terras, o aumento da concentração e estrangeirização das áreas se apresentam como um dos principais gargalos do meio rural e desafios para o governo e a sociedade. Vemos a necessidade de que seja dado uma atenção especial às famílias com pouca terra. O minifúndio característico no Estado impede a permanência dos filhos de agricultores e pecuaristas familiares", justificou.

O dirigente destacou que, entre as propostas do PADRSS, está o investimento em infraestrutura, possibilitando melhores acessos em vias públicas com melhores estradas; comunicação, energia elétrica, segurança, lazer, espaços para atender crianças e idosos, entre outras. E para garantir um campo com gente e produzindo alimentos é imprescindível fortalecer a agricultura e a pecuária familiar, bem como a viabilização do PADRSS.

O ministro disse que está recebendo pautas de todas as entidades que lutam por terra, tendo o compromisso de escutar e manter o diálogo. "Temos não apenas vontade política para encaminhar as questões ligadas à terra, mas o compromisso de manter todo o nosso empenho. Em relação ao leite, são desafios que exigem decisões mais imediatas, mas no que pudermos ajudar faremos. Ao mesmo tempo, a prioridade é assentar 60 mil pessoas que estão acampadas", revelou.

Joel entregou a pauta abaixo ao ministro:

1- Política diferenciada para a agricultura familiar

- Política Agrícola para o País: uma das grandes demandas da categoria, em virtude das sequentes crises nas mais diversas cadeias produtivas perpassa pela consolidação de uma política agrícola enquanto plataforma horizontal, com planejamento e estruturação das principais cadeias produtivas específicas da agricultura familiar, como exemplo: leite, suínos, aves, uva, fumo, hortifrutigranjeiros, pecuária familiar, entre outras. Esse planejamento e estruturação deverá romper barreiras legais, comerciais e políticas, desencadeando numa maior proteção na produção e na comercialização como também em subsídios específicos para a produção da agricultura familiar;

- Políticas públicas de garantia de renda às famílias: as Políticas de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) e de Seguro Agrícola (Proagro Mais) precisam ser ampliadas e aperfeiçoadas. O PGPAF tem como ponto de partida para a composição de preços apenas os custos variáveis, não computando os custos fixos (depreciação de bens e equipamentos), além de não prever percentual de lucratividade da atividade, conforme consta no Estatuto da Terra. No que se refere à PGPM, a política tem servido apenas como referência para o mercado e os mecanismos de intervenção do Estado mostram-se, na maioria das vezes, ineficazes e aplicados tardiamente.Considerando a importância dos programas acima mencionados, é preciso transformá-los em lei para garantir maior segurança aos agricultores familiares.

- Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): temos uma grande necessidade de ampliação dos recursos e do acesso à assistência técnica e extensão rural permanente, gratuita e de qualidade.

- Incentivo à Agricultura Alternativa: o Programa Nacional de Produção Orgânica (Planapo) traz como premissa a preocupação com a produção sustentável e se apresenta como contraponto ao modelo de produção baseado nos pacotes tecnológicos alicerçados nos chamados insumos modernos (fertilizantes, defensivos e agrotóxicos). No entanto, as ações previstas no Planapo são tímidas e carecem de políticas e programas que estimulem os agricultores a migrar para a produção orgânica. A deficiência e carência de ATER, bem como de pesquisas voltadas à produção orgânica, se apresentam como um dos grandes entraves para a implementação do programa. Da mesma forma, a formatação de linhas de crédito rural diferenciadas (juros, bônus de adimplência, carência e prazos de pagamento), além da ampliação dos órgãos de certificação, são fundamentais para incentivar e possibilitar a migração do processo produtivo atual para o processo de produção sustentável.

2 - Questão Agrária

-Reforma agrária: é necessário avançar em algumas políticas públicas para garantir a viabilidade econômica e social dos assentamentos, tais como a assistência técnica, a organização da produção e a comercialização. Também se faz necessário ampliar o número de assentamentos, sendo que isso perpassa pela alteraração do teto por família no Bioma da Mata Atlântica e Bioma Pampa. Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF): a operacionalização burocrática e a falta de recursos vêm impedindo o avanço do PNCF, que é estratégico para o RS, principalmente se referindo à sucessão rural. Além disso, temos a necessidade urgente de encaminhar as resoluções propostas pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) para alterar o enquadramento de renda e patrimônio, além das condições gerais de financiamento pelo PNCF.

- Demarcação de terras indígenas: a posição da FETAG-RS tem sido clara no sentido de garantir a titulação e o reconhecimento das escrituras públicas de compra e venda dos agricultores familiares, muitas delas centenárias. Da mesma forma tem-se manifestado e defendido que esta dívida com os povos indígenas não é dos agricultores familiares, que residem e produzem nestas áreas, mas sim da União.

- Assim, a FETAG-RS defende a demarcação descontínua de áreas indígenas, excluindo do processo de demarcação as áreas ocupadas por agricultores familiares.

3) Infraestrutura para o Campo

- Infraestrutura no meio rural - defendemos a criação e a implementação de um programa de melhoria da infraestrutura no meio rural, compreendendo as áreas de energia elétrica, telefonia e internet; estradas possibilitando o escoamento da produção; ferrovias como forma de diminuir os custos de logística e transporte da produção agropecuária e na armazenagem da produção da agricultura familiar. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico