Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
México sedia III Intercâmbio Internacional de Governança Fundiária
WhatsApp

25 de Fevereiro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

Promover a troca de experiências sobre as políticas de ordenamento e de governança fundiária praticadas no Brasil, França, México e Uruguai e Argentina. Este é o objetivo do III Intercâmbio Internacional de Governança Fundiária, realizado de 24 a 28 de fevereiro, na Cidade do México. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na pauta do encontro, está a apresentação das políticas mexicanas para a agricultura familiar, responsáveis pela reestruturação do modelo de desenvolvimento e das ações para o rural, principalmente a de Regularização Fundiária, considerando a diversidade e as relações econômicas e sociais desse espaço.

De acordo com o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) - e chefe da delegação brasileira -, Adhemar Almeida, esta etapa do intercâmbio vai trazer uma experiência muito rica. “Teremos a oportunidade de conhecer o processo de reforma agrária do México, que teve um aspecto muito importante no que diz respeito à democratização do acesso à terra”, revela Almeida.

Para a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, o intercâmbio entre Brasil e México será proveitoso e muito útil para os dois países, que segundo ela, tem em comum a alegria do povo e o amor pelo futebol. “Conhecer a forma como o Brasil vem desenvolvendo a agricultura em diferentes regiões, pode ser muito útil para nós, que também temos uma diversidade de biomas. Ao mesmo tempo em que a nossa experiência de governança agrária e a tecnologia que empregamos na regularização da terra podem ajudar o Brasil e demais países participantes”, comenta a embaixadora.

Programação A programação teve início ontem, segunda-feira (24), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano do México (Sedatu), com a apresentação das delegações e um panorama das políticas agrárias desenvolvidas no México. À tarde, as delegações da Argentina, Brasil, França e Uruguai, farão as apresentações de suas políticas agrárias e fundiárias. Logo após as apresentações, haverá um amplo debate.

Já o segundo dia de programação, terá início com visita ao Museu Nacional de Antropologia, onde haverá conferência e debate sobre a História Agrária Mexicana desde a época pré-hispânica. Na parte da tarde, a comitiva retorna à Sedatu, onde haverá a apresentação das Instituições Agrárias mexicanas e do trabalho que elas vêm desenvolvendo.

Iniciando as atividades de quarta-feira (26), a comitiva fará uma visita a Universidade de Chapingo, onde haverá um debate acadêmico sobre a posse da terra e a produção agrícola no México. No início da tarde, os participantes farão visita a Zócalo, centro histórico da Cidade do México, e em seguida seguem para as instalações do Registro Agrário Nacional.

Quinta (27) e sexta-feira (28), serão destinadas às visitas de campo, que serão realizadas nas cidades de Puebla, Cacaxtla e Xochimilco, respectivamente. Nessas localidades, a comitiva brasileira terá a oportunidade de conhecer, na prática, políticas de uso e governança da terra, bem como a técnica das Chinampas e da produção em minifúndios.

Delegação Brasileira Participam da comitiva: os secretários do MDA, Adhemar Almeida (SRA) e Sérgio Lopes (Serfal); o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Richard Torsiano; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ademir Cazella; o coordenador do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da SRA, Francisco Urbano; a chefe de gabinete da SRA, Raquel Santori; o secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Pereira Xavier; o coordenador de reforma agrária da Fetraf, José de Jesus Santana; o coordenador de Crédito Rural e Normas do Ministério da Fazenda, Francisco Erismá Oliveira Albuquerque; e o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra (Anoter ), Luis Anselmo Sousa.

Zenildo participou dos intercâmbios anteriores e avaliou que esta experiência, de conhecer a realidade da política agrária de outros países, tem sido enriquecedora.

FONTE: Ascom SRA/MDA - Soraya Brandão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico