O modelo brasileiro de gestão de risco para garantia da soberania alimentar é referência na América Latina e já se consolidou como política pública. A afirmação é do diretor de financiamento de proteção à produção da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadanin. "O Pronaf é uma conquista dos movimentos sociais, particularmente, da Contag. Junto com o crédito rural, fornece o seguro da agricultura familiar e garante 90% das atividades agrícolas das famílias."
O diretor do MDA e outros representantes do governo brasileiro e de vários países da América Latina fizeram falaram, na manhã de hoje (24), sobre a segurança alimentar durante a X Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul. A X Reaf ocorre até o dia 27 de novembro no Rio de Janeiro.
Segundo Guadanin, apesar dos avanços, o modelo brasileiro ainda precisa de ajustes. "Precisamos intensificar o seguro de catástrofes. Reconhecemos que ainda há insuficiência de políticas para auxiliar os agricultores a enfrentarem esses fenômenos da natureza", completa.
Agora à tarde, a Contag e demais representantes da agricultura familiar no Mercosul falam sobre os desafios da gestão de risco e o modelo de cada país. FONTE: Danielle Santos, enviada especial ao Rio de Janeiro