Cerca de 60% das mulheres trabalhadoras rurais não estão organizadas em cooperativas. A afirmação é de um estudo do Conselho Nacional de Economia Solidária, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento foi apresentado durante o seminário Um Olhar Feminista sobre a Economia Solidária.
"Queremos acabar com essa estatística. Para isso, é preciso fortalecer mais o grupo por meio de capacitação e informação", afirma a coordenadora Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Elizabeth Fernandes.O seminário faz parte da programação da X Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF), que termina hoje (27), no Rio de Janeiro. A Contag faz parte do evento e trouxe a maior delegação. São cerca de 70 participantes, entre dirigentes da entidade e de federações estaduais.
Hoje (27) à tarde, está prevista na programação da V Feira da Agricultura Familiar o lançamento da Campanha para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. O evento conta com a participação das ministras da Casa Civil, Dilma Roussef, e da secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire. FONTE: Danielle Santos, enviada especial