Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
MDA e Fetraece celebram parceria para o fortalecimento das ações de Reordenamento Agrário no CE
WhatsApp

28 de Novembro de 2014


Soraya Brandão
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), assinaram Acordo de Cooperação Técnica e Convênio que visam ampliar e fortalecer a participação social nas ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário e de Regularização Fundiária no Ceará.

O Convênio, no valor de mais de R$ 500 mil, prevê a capacitação dos agricultores familiares de 24 municípios, contemplados com a regularização fundiária, para que se apropriem das politicas públicas de desenvolvimento e possam acessá-las.

Já o Acordo de Cooperação Técnica tem por objetivo a ampliação e o fortalecimento das ações de mobilização, difusão, de organização das famílias e no acompanhamento e qualificação das propostas de Crédito Fundiário em todo o estado.

"Com estes intrumentos aqui assinados, reiteramos a importância da parceria da Fetraece na consolidação das ações de Reordenamento Agrário - Regularização Fundiária e PNCF, essenciais para o desenvolvimento econômico e social de milhares de famílias que vivem no rural cearense", declarou o secretário da SRA, Adhemar Almeida.

Para o vice-preseidente da Federação, Moisés Braz Ricardo, a Regularização Fundiária é um dos melhores do programa do Governo Federal, pois possibilita a titulação e, com isso, eles passam a ter acesso às politicas públicas. "A parceria com o MDA representa um avanço muito grande da relação do governo com os movimentos sociais, e quem ganha com isso é o agricultor famíliar."

O secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Xavier, reforça a importância da regularização fundiária para essa região. Segundo ele, além de mapear as dificuldades na regularização, a ação prevista no convênio vai identificar as necessidades dos agricultores para o acesso às politicas como previdência, habitação, crédito, etc.

O ato de assinatura aconteceu na sede da Fetraece, em Fortaleza, com a participação dos secretários da SRA, Adhemar Alemeida e secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Xavier; do vice-preseidente da Federação e deputado estadual (PT/CE) eleito, Moisés Braz Ricardo; do secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelsom Martins; do diretor do PNCF Francisco Ribeiro Filho; do coordenador de Regularização Fundiária, Francisco Urbano; e de dirigentes da Federação e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) dos municípios contemplados nos Convênios.

Ações de Reordenamento Agrário no CE PNCF - No Ceará, cerca de 5 mil famílias de trabalhadores rurais já foram beneficiadas pelo Crédito Fundiário, num investimento de mais de R$ 82 milhões.

Regularização Fundiária - o programa permitiu a titulação de mais de 11 mil agricultores familiares, em 22 municípios, fruto de ações de cadastro e georreferenciamento, realizadas por meio do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da SRA, em parceria com o Instituto de Terras do Ceará (Idace).

Arca das letras - Foram implantadas 1.417 bibliotecas rurais Arca das Letras, atendendo a mais de 137 mil famílias que vivem em comunidades rurais de 142 municípios no estado. FONTE: Assessoria de Comunicação da SRA/MDA - Soraya Brandão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico