Fortalecer e qualificar as ações e projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Minas Gerais, ampliando as contratações em todo o estado. Esses foram os objetivos que pautaram o encontro entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA (SRA/MDA) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), nesta quinta-feira (04), na sede da Federação, em Belo Horizonte.
Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a SRA/MDA e a FETAEMG, visando a formalização da participação da Federação nas ações de mobilização, divulgação, qualificação das famílias e o acompanhamento das propostas de Crédito Fundiário no estado.
“Minas é um estado onde a política de Crédito Fundiário é um importante instrumento para que agricultores familiares, principalmente os jovens, possam acessar a terra, promovendo o desenvolvimento e a manutenção do sistema familiar de produção”, ressaltou o secretário da SRA, Adhemar Almeida.
De acordo com o presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, o PNCF é a alternativa de Reforma Agrária para os agricultores mineiros, pois viabiliza a aquisição de propriedades não passíveis de desapropriação, que são a maioria no estado. “A reunião foi muito produtiva, pois permitiu sanar dúvidas sobre a operacionalização do programa e reafirmar nosso compromisso com o Crédito Fundiário.”
A ampliação das ações de mobilização e capacitação previstas no acordo permitirão também uma maior divulgação das demais políticas do MDA voltadas para a agricultura, como PAA, Pnae, Pronaf, Pronatec Campo, entre outras. Segundo o Delegado Federal do MDA em Minas Gerais, Ricardo Sapi, a Delegacia vem procurando estreitar as parcerias com os municípios e territórios, levando informação acerca destes programas para que haja uma maior integração dessas políticas.
Participaram da reunião o secretário da SRA, Adhemar Almeida; o presidente da Fetaemg,Vilson Luiz da Silva; o delegado do MDA, Ricardo Sapi; o coordenador do PNCF, Francisco Ribeiro Filho; a equipe da SRA/MDA; representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam); dirigentes da Federação; e representantes de pólos sindicais.
Ações da SRA em MG O PNCF em Minas Gerais já beneficiou 4.558 famílias de agricultores, num investimento de mais de R$ 95 milhões.
Foram implantadas 931 bibliotecas rurais Arca das Letras, atendendo a mais de 87 mil famílias que vivem em comunidades rurais de 264 municípios no estado.
FONTE: Assessoria de Comunicação da SRA/MDA - Soraya Brandão