A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) assinou contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para receber R$ 4,6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O recurso será aplicado em 15 projetos que serão executados em 2008, bem como na reestruturação e revitalização da Empaer.
O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho, explica que o dinheiro será utilizado de imediato na capacitação dos técnicos e na aquisição de 73 veículos e 500 equipamentos de informática, como GPS para cada escritório. "A empresa caracteriza-se como um dos principais instrumentos que o governo dispõe para viabilizar e incentivar a agricultura familiar no Estado de Mato Grosso", esclarece o presidente.
Os recursos serão utilizados também para atender produtores do projeto Vida Nova, cadeia produtiva do leite, biodiesel, mandioca, agroecologia, desenvolvimento da agroindústria, produção de plantas medicinais, qualificação sobre o Pronaf, turismo rural, apoio à comercialização dos produtos agrícolas, capacitação de extensionistas rurais e agentes administrativos e prestação de assistência técnica e extensão rural aos produtores.
O delegado do MDA em Mato Grosso, Dieter Metzner, lembrou que no estado existem 150 mil agricultores familiares e espera que, com a modernização dos serviços, a Empaer possa atender a todos os produtores. A ação do MDA será acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos.