Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
Mato Grosso do Sul sedia Escuta Itinerante do SUS
WhatsApp

20 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
saúde

O Mato Grosso do Sul foi o último estado a receber a Escuta Itinerante que a equipe da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, em parceira com a CONTAG, fez em todas as regiões do Brasil. O objetivo é ouvir os usuários do SUS sobre os principais problemas enfrentados nos municípios rurais. O encontro, que aconteceu nos dias 18 e 19 de março, em Campo Grande, contou com a participação de mais de 100 usuários do SUS, do presidente e do secretário de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul, Geraldo Teixeira de Almeida e Alaíde Ferreira Telles respectivamente, de outros diretores da FETAGRI-MS, do secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, de representantes da Ouvidoria Nacional, Estadual e Municipal do SUS, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza. Além da DAGEP/MS, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Fiocruz, do deputado estadual Cabo Almi (PT), do senador Delcídio Amaral (PT) e de assessoria da CONTAG.

A partir dessas escutas itinerantes e qualificadas, espera-se que sejam acumulados subsídios para contribuir para a solução de problemas relativos às demandas de saúde das populações do campo, da floresta e das águas, com destaque para o alcance dos objetivos e resultados propostos na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. As três esferas do governo (União, estados e municípios) têm compromissos assumidos referentes ao fortalecimento do SUS no campo, por meio de ações e serviços de promoção, proteção e assistência de saúde, conforme a Portaria nº 2.866/2011, e a pactuação na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), sob a Resolução Nº 3, do Ministério da Saúde, em 2011.

José Wilson reforça a importância dessa parceria entre a CONTAG e o Ministério da Saúde para fazer a escuta. “É fundamental que a própria Ouvidoria vá aos estados escutar o que os usuários têm a dizer. O MS tem vários instrumentos de escuta, como por telefone no número 136, e a Carta SUS. Mas, é extremamente importante esse contato direto, ver e sentir a realidade de cada população”, avalia.

No caso específico do estado do Mato Grosso do Sul, o dirigente identificou as principais demandas apresentadas pelos usuários do serviço no campo. Os pontos que mais chamaram a atenção de José Wilson foram a dificuldade no acesso ao serviço, como marcação de consulta e disponibilidade de profissionais, demora para fazer e receber o exame, além da fraca participação social nos municípios do interior. “Apesar de ser uma área com forte presença do agronegócio, existem mais de três mil famílias assentadas na região. Todos se queixaram do difícil acesso à saúde e aos medicamentos”.

A escuta itinerante é uma ação articulada a uma agenda mais ampla. O próximo passo será a integração de todos os segmentos do SUS, que são os usuários, os trabalhadores em serviço de saúde, os gestores públicos e prestadores de serviço, abrangendo 19 estados, através de um projeto da Confederação conveniado com o Ministério da Saúde. O objetivo é mobilizar e capacitar para uma intervenção qualificada nos espaços de controle social do sistema e para construir as bases necessárias para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. “Outro avanço será a pactuação, construção e instalação de 10 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest’s “Rurais”), com um olhar diferente para o campo, atuando em regiões onde predomina a mão-de-obra assalariada, produção de monocultivo e uso de veneno, e em localidades de atuação do agronegócio”, completa José Wilson. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico