Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS
Margaridas lançam Carta-Compromisso para Candidatas e Candidatos às Eleições 2022
WhatsApp

12 de Agosto de 2022


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
carta-compromisso
contag
eleições 2022
marcha das margaridas
mulheres rurais

Neste 12 de agosto, data que marca o aniversário de 39 anos do assassinato de Margarida Maria Alves, líder sindical símbolo de luta e resistência das mulheres do campo, da floresta e das águas e que dá nome à Marcha das Margaridas, foi realizado o Ato Político “Margaridas nas eleições para fazer florescer a Democracia”. O ato foi virtual, transmitido pelas redes sociais da CONTAG, e, na ocasião, as Margaridas lançaram a Carta-Compromisso para Candidatas e Candidatos às Eleições 2022. 

Esta Carta-Compromisso é fruto de diálogos estabelecidos com organizações e movimentos sociais, articulados em torno da Marcha das Margaridas a partir de uma Plataforma Política construída coletivamente, e que revela os sonhos das Margaridas, os seus quereres e a utopia que as move em direção à transformação da sociedade. Ao longo do último mês, já são várias as adesões em todo o País.

A Carta destina-se a candidatas/os nas eleições federal e estaduais de 2022. Ela apresenta um conjunto de proposições que as Margaridas consideram fundamentais para seguirem marchando no sentido da transformação e (re)construção de um Brasil soberano, democrático, justo e livre de violência, tendo como objetivo promover o debate público durante o processo eleitoral e subsidiar a ação dos poderes Executivo e Legislativo federal e estadual. 

Clique AQUI para conhecer a Carta e ajude nesse diálogo com as candidatas e candidatos do seu estado.


SOBRE O ATO POLÍTICO

O Ato Político “Margaridas nas eleições para fazer florescer a Democracia” foi apresentado pela secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas Mazé Morais, e pela companheira Lyvian Sena, funcionária da Confederação e atriz da Cia Burlesca.

A Carta-Compromisso foi apresentada pela assessora da Secretaria de Mulheres, Vilênia Porto, e pela Sônia Coelho, da Marcha Mundial das Mulheres.


O Ato também contou com a participação de convidadas especiais:

Marcela Vieira – Educadora popular, economista, assessora na Cáritas Brasileira na economia popular solidária, Rede Jubileu Sul Brasil, articulação Brasileira da Economia de Francisco e Clara.

Deborah Duprat – Advogada com longa trajetória na defesa dos direitos humanos, membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC e juíza do Tribunal Permanente dos Povos, foi subprocuradora-geral da República.

Emma Siliprandi – Feminista, agroecóloga, pesquisadora social e professora do Curso de Agroecologia da Universidade Internacional da Andaluzia.

Elisabetta Recine – Docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB, integrante da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Clique AQUI para assistir ao Ato Político.

Na sequência, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, deixou a sua mensagem de apoio do movimento sindical à Carta-Compromisso e de valorização deste importante Ato Político também em memória à companheira Margarida Alves e de reafirmação da luta e da força da Marcha das Margaridas.

E o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto), destacou o aniversário de 16 anos da ENFOC, no próximo domingo (14), que também é uma conquista na luta das mulheres por formação política e por transformação social.

Finalizando o Ato, houve um momento emocionante de adesão da Carta-Compromisso por duas companheiras margaridas: Alessandra Lunas e Carmen Foro, ambas foram secretárias de Mulheres da CONTAG e coordenadoras de Marchas das Margaridas anteriores, agora candidatas a uma vaga no Parlamento.

“A Carta-Compromisso revela os nossos sentimentos, a nossa utopia, tudo o que nos move em direção à transformação de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Estamos muito felizes com a adesão de diversas candidatas e candidatos. Depois de eleitas e eleitos, estaremos cobrando todas essas proposições e fazendo uma construção coletiva. Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres”, destacou Mazé Morais.

Margarida Alves, vive!


Foto: Marcos Pereira dos Santos

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico